Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido para os Fundos da Criança e Adolescente ou do Idoso, sem pagar nada a mais por isso
O prazo de entrega do Imposto de Renda 2023 se encerra no dia 31 de maio. Quem concluiu a declaração e terá que pagar um valor ao governo, saiba que parte deste tributo pode ser revertida para doação, feita na própria declaração, para os Fundos da Criança e Adolescente ou do Idoso dos conselhos municipais e estaduais. Sem pagar nada a mais por isso, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido (a pagar). Pensando nisso, o Instituto Idear lança a campanha “Uma declaração de amor” com o objetivo de incentivar a destinação do IR para projetos realizados pela instituição.
“Os valores arrecadados através da declaração são destinados aos fundos e repassados a projetos sociais que trabalham e beneficiam centenas de pessoas. Quando o imposto do contribuinte chega ao Instituto Idear, as doações são utilizadas para realização dos projetos e tem como objetivo principal beneficiar cada vez mais pessoas”, conta Cristina Luz, coordenadora de projetos do Idear.
Conheça os projetos que o contribuinte pode apoiar:
Chá Tecnológico e Social
O Projeto Chá Tecnológico e Social tem como objetivo incluir a pessoa idosa no mundo digital, contribuindo para sua autonomia, convivência e qualidade de vida. O projeto prioriza pessoas de baixa renda, socialmente vulneráveis em vários municípios do Estado. Durante o curso, os alunos aprendem a utilizar o celular em todas suas funções, redes sociais, pesquisas na internet, aplicativos de banco e de transportes e muito mais. Além disso, são realizadas diversas atividades complementares. Para facilitar o acesso às atividades online, o projeto disponibiliza um tablet com internet, que ao final das aulas é doado aos alunos.
O Projeto já capacitou 1285 pessoas em 14 municípios e acontece através da parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e com o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Maracanaú. Ajude o Instituto Idear a ampliar o número de pessoas e municípios atendidos!
Programando e Aprendendo
O projeto ensina lógica de programação para crianças e jovens, estimulando o raciocínio lógico matemático, a criatividade, a escrita, a leitura, bem como a concentração. Ao final das aulas os alunos, prioritariamente estudantes das escolas públicas, realizam e apresentam seus próprios projetos de aplicativos, jogos e robótica. Durante o projeto são realizados cursos de Desenvolvimento de Jogos, Desenvolvimento de Aplicativos e Robótica Educativa, além das atividades extras que abordam temas transversais.
O Programando e Aprendendo acontece desde 2015 e já atendeu cerca de 2.355 crianças e adolescentes em Maracanaú em parceria com oo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No Ceará, com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a iniciativa já contemplou cidades como Fortaleza, Sobral, Caucaia e Itapipoca com 200 alunos certificados.
Acompanhe o passo a passo na hora da sua declaração no site do Idear (www.idear.org.br/imposto2023)
Conheça mais os projetos no www.idear.org.br