Idosos exploram o mundo digital e descobrem novos horizontes

Projeto “Chá Tecnológico e Social”, capacita pessoas a partir dos 60 anos a usar as tecnologias do dia a dia

Vivemos em um mundo cada vez mais digital. Ao contrário do que muitos pensam, pessoas da terceira idade conseguem lidar com essa onda de informações e acessibilidade à tecnologia. Essa revolução, que transformou drasticamente as formas de comunicação, deixou muitos idosos à margem desta inovação, principalmente os de baixa renda. No ano passado, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou o Dia Internacional das Pessoas Idosas (1º de outubro) focando na igualdade digital para todas as etapas da vida. A ONU destacou que muitas ações hoje em dia são realizadas apenas online, e a população idosa precisa de mais apoio neste sentido.

O Instituto Idear, por meio do projeto “Chá Tecnológico”, continua promovendo a inclusão digital da população idosa de forma gratuita. Até o momento, três edições foram realizadas com mais de mil pessoas capacitadas. O projeto, realizado por meio do Fundo do Idoso, que visa a garantia de direitos da pessoa idosa, promove  encontros no formato presencial e virtual. Além, de dar suporte com material didático e um tablet, com internet, para acompanhar as aulas.

O Fundo do Idoso é gerido pelos respectivos conselhos em níveis estadual e municipal.

Sobre o Chá Tecnológico

As primeiras edições do projeto aconteceram entre 2019 e 2021, com 483 pessoas beneficiadas somente no município de Maracanaú. No Ceará, foram 385 idosos de diferentes municípios, todos com o acesso a tablet e internet para acompanhamento e participação nas atividades do projeto, que ao final do itinerário formativo foram doados aos participantes.

Atualmente, o Chá Tecnológico em Maracanaú está capacitando mais 400 (180 já iniciaram) pessoas maiores de 60 anos. Incluindo novos participantes e veteranos de outras versões que quiseram aprofundar ainda mais os aprendizados adquiridos nas edições anteriores. Além disso, o instituto está preparando a capacitação de mais 500 idosos a nível estadual para os próximos meses. As novas turmas acontecerão nos municípios Fortaleza, Maranguape, Caucaia, Eusébio, São Gonçalo, Itapipoca, Sobral, Camocim, Pacoti e Senador Pompeu.

Conheça mais os projetos no www.idear.org.br

Total
0
Shares
Related Posts