Um projeto elaborado por acadêmicos da UNAMA – Universidade da Amazônia foi selecionado para concorrer a uma premiação nacional de moda. Trata-se do Dragão Fashion Brasil, um dos maiores concursos nacionais e da América Latina no segmento criativo e autoral. A seletiva envolveu diversas instituições de ensino superior e a UNAMA é a única representante do Norte do Brasil. A etapa final será divulgada no dia 03 junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).
Essa não é a primeira vez que a IES é escolhida para as finais do Encontro de Moda – Dragão Fashion Brasil. Em 2019, com inspirações do arquipélago do Marajó, outra equipe da UNAMA levou o segundo lugar, entre oito criações nacionais. Para 2023, o tema foi guiado a partir do eixo da “sustentabilidade” proposto pela instituição organizadora.
“Amazônia Dómina” é o nome da coleção paraense. De acordo com a coordenadora do curso de Moda, Felicia Maia, o tema quer dizer – em latim, “A Amazônia Dona”, ou seja, aquela que domina. “A nossa ideia saiu a partir de observações urbanas. Quando as construções são abandonadas pelo homem, a natureza vem e retoma esses espaços. A partir disso nos inspiramos nos casarões antigos de Belém. A natureza está aí, se recompondo”, disse.
Processo de seleção
Inicialmente, todos os grupos inscritos tiveram que enviar as propostas, oito desenhos (croquis) – sendo sete conceituais e um comercial. Das iniciativas montadas foram, a UNAMA produziu um look livre montado especialmente para a competição. As peças são confeccionadas a partir do algodão e da estamparia tingida a partir de folhas e sementes.
Um desfile está programado para junho, no mesmo período em que acontece o evento, também em Fortaleza. “Estamos na fase final de montagens dos sete outros looks que vão para o desfile oficial. Expectativa está a mil”, finaliza.