O projeto realiza a formação profissional dos moradores do município interessados em trabalhar na área.
Entidades públicas cearenses estão investindo na educação profissional, a fim de gerar emprego e renda para moradores de comunidades locais trabalharem na cadeia produtiva do turismo, um dos setores mais impactados pela pandemia da COVID-19. A Prefeitura de Aquiraz lançou em julho o projeto “Aquiraz Social”, com objetivo de promover a capacitação profissional da mão de obra do município e seu entorno, a fim de atender a crescente demanda turística da região. O projeto conta com a parceria de órgãos públicos municipais e do Beach Park, destino turístico situado também em Aquiraz, a 20km de Fortaleza.
“Queremos ver cada vez mais nossa população trabalhando; é o emprego que dignifica o homem. Estamos muito felizes em proporcionar essas capacitações em parceria com o Beach Park, por meio do Aquiraz Social”, declara o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves. O projeto deverá realizar uma série de cursos na área turística, focando o treinamento intenso para adequação do perfil da mão de obra existente, a fim de que atendam aos requisitos básicos para cargos na área
O primeiro curso do “Aquiraz Social”, na área de hotelaria, é o de camareira, iniciado no dia 19 de julho para uma turma de 16 pessoas. De acordo com a Prefeitura de Aquiraz, foram mais de 200 inscritos, demonstrando o interesse da comunidade em trabalhar no segmento turístico, um dos mais importantes na geração de renda do Ceará. Já a responsabilidade sobre o treinamento teórico e prático dos cursos são do parceiro Beach Park.
“Os cursos terão carga horária de 30 horas, com expedição de certificado. Essa primeira capacitação para camareira e outras que virão visam formar mão-de-obra para atender todo o segmento turístico da região, envolvendo desde a hotelaria ao entretenimento”, esclarece a gerente de Recursos Humanos do Beach Park, Anunciada de Moraes.
Aquiraz e o Turismo
Segundo o portal da Prefeitura de Aquiraz, o município possui o segundo maior parque hoteleiro do Ceará, de acordo com dados da Secretaria do Turismo (SETUR). Os principais atrativos naturais são os seus 36 km de praias (como o Porto das Dunas, Prainha, Praia Bela, Presídio, Iguape, Barro Preto e Batoque). A sede do município é guardiã de um rico patrimônio histórico barroco português, colocando o município em lugar de destaque no cenário nacional e tendo o Turismo como uma importante fonte de renda.
A ocupação inicial do município era dedicada a casas de veraneio, dada à proximidade de Fortaleza. Recentemente, Aquiraz tem recebido investimentos privados de pequeno, médio e grande porte, e o poder público tem investido em projetos de infraestrutura e qualificação da mão-de-obra, com o objetivo de preparar o município para a demanda crescente de turistas.
Vale destacar também o empenho da Secretaria de Turismo do município em organizar toda a cadeia produtiva que se beneficia do turismo, atraindo eventos importantes e sendo protagonista da principal regata de jangadas do Estado, o Navegarte, agregando cultura e arte.