Instituto idear realiza desde 2019 projeto que capacita pessoas acima de 60 anos em diversos municípios do estado
Hoje em dia, estar conectado à internet desperta um sentimento de pertencimento a uma imensa comunidade digital. As pessoas querem estar conectadas ao mundo, e, claro, com pessoas acima de 60 anos não poderia ser diferente. Tecnologias digitais tem o poder de aumentar a qualidade de vida desse público, por meio do acesso à informação, serviços, aprendizagem e de conexão com família e amigos. O Instituto Idear realiza desde 2019 o projeto “Chá Tecnológico e Social”, que acontece em diversos municípios do estado de forma gratuita.
Somente na primeira edição do programa, 868 pessoas foram beneficiadas de diferentes cidades do estado, todos com o acesso a material didático, tablet e internet para acompanhamento e participação nas atividades. Atualmente, o projeto está caminhando para o final da segunda edição com 950 pessoas maiores de 60 anos concluindo a capacitação. Incluindo novos participantes e veteranos que quiseram aprofundar ainda mais os aprendizados adquiridos na edição anterior.
Além de Maracanaú, outros treze municípios devem finalizar até junho a formação: Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Morada Nova, Sobral, Senador Pompeu, Canindé, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Russas, Pacoti, Camocim e Maranguape. “Ao final do itinerário formativo, os idosos podem realizar várias tarefas diárias como operações bancárias e compras, acessar redes sociais, procurar informações sobre saúde ou entretenimento, entre outras. Eles ainda ficam com o tablet como doação para continuar a jornada no mundo digital”, explica a coordenadora do projeto, Cristina Luz.