Livro sobre educação socioemocional é lançado em Fortaleza

De autoria do sociólogo Daniel Raviolo, a obra traz ideais práticas no campo da pedagogia para o desenvolvimento da personalidade

A procura de escolas por metodologias voltadas para a educação socioemocional cresceu cerca de 316% em 2023. O levantamento realizado pela Educa, edtech com foco em soluções para o ensino de competências socioemocionais em crianças e jovens no Brasil, nos mostra que essa ação no campo da pedagogia contribui significativamente para o desenvolvimento da personalidade. Com esse objetivo, o livro “Tornar simples o que é complexo” apresenta à sociedade uma aprendizagem de dez anos do sociólogo Daniel Raviolo na área da educação socioemocional, incluindo o desafio da experiência à distância durante a pandemia. O autor coloca como: “a importância da educação socioemocional é uma evidência cristalina. O bem-estar pessoal, as relações interpessoais harmoniosas e a cidadania são condicionadas pela inteligência emocional”. A obra será lançada dia 01 de fevereiro de 2024, às 18h30, na Livraria Leitura do Shopping Iguatemi Bosque, em Fortaleza (CE).

A complexidade da educação socioemocional advém do fato que ela lida com a formação da personalidade, mas ela pode ter uma transposição prática simples  e estar integrada às rotinas, desde que seja pensada com coerência metodológica e didática. Essas condições fazem com que esse campo pedagógico também estimule o crescimento humano e profissional dos professores. O livro vai direto ao ponto para apresentar essa visão. A base do conhecimento é o programa Turma Legal, que está em andamento desde 2015. Ele foi avaliado com nota 9,3, por mais de 46 mil crianças, e com 9,2 por quase 1.445 mil professores que o aplicam.

Até o momento, 630 escolas de 33 municípios do Ceará utilizam o programa, que não tem fins lucrativos. O livro oferece planos de aula (alguns dos quais apresentados no livro como apoio ao raciocínio conceitual), formação, monitoria e acompanhamento. “Infelizmente, a educação escolar é medida sobretudo, ou quase exclusivamente, em termos cognitivos. Além da tradição enciclopedista ainda presente, há uma pressão nesse sentido das famílias, dos meios de comunicação e agora também da política – já que os resultados das avaliações e o ranking das escolas tornaram-se assunto de campanha. Torçamos para que a inclusão das competências socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular ajude a consolidar uma nova consciência”, explica o sociólogo.

Sobre o autor

Daniel Raviolo é argentino de nascimento e coração, e brasileiro de coração e por raízes fincadas no chão forte do Nordeste há mais de 30 anos. É formado em Sociologia na Universidade Paris – Nanterre. Se considera militante da educação, área que atua desde 1994, inserido no mundo das organizações sem fins lucrativos. Foi  membro do conselho da Associação Brasileira de ONGs. É criador, diretor pedagógico e produtor de programas educacionais.

Serviço

Lançamento do livro “Tornar simples o que é complexo” 

Data: 01 de fevereiro de 2024  

Horário: 18h30

Onde: Livraria Leitura – Shopping Iguatemi Bosque (Avenida Washington Soares 85 Edson Queiroz, Fortaleza, Ceará)

Total
0
Shares
Related Posts