Quem reside no Ceará pode se candidatar a 20 vagas para aulas híbridas (online e presenciais) e a 640 vagas para turmas 100% online
O Instituto Diageo está com inscrições abertas e gratuitas para o programa social totalmente gratuito Learning for Life, que profissionaliza pessoas acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, para atuarem no setor de bares, restaurantes e hospitalidade. São oferecidas duas formações: bartender e, a novidade desta edição, excelência em atendimento; e há opção de cursar ambas. Para quem reside no Ceará são 20 vagas para aulas híbridas (online e presenciais em Fortaleza), além de 640 vagas em turmas 100% online ofertadas para o País. Pessoas interessadas podem se inscrever, até 31 de julho, por meio de formulário que está no link da bio do perfil do Instagram @learningforlife_br (www.instagram.com/learningforlife_br).
A capacitação é destinada a maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.600. Além disso, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter acesso à internet para participar das aulas online. O curso tem previsão de início em agosto e duração de um mês e duas semanas. As pessoas formadas recebem certificado e se tornam aptas a atuar no mercado de trabalho.
“O Learning for Life oferece aos participantes uma oportunidade de formação técnica e qualificada para que possam se inserir no mercado de trabalho. Investimos nos participantes para que tenham competências diferenciadas por meio de conteúdos como inteligência emocional, técnicas de vendas, combate ao assédio, consumo responsável de bebida alcoólica, entre outros, além do essencial conhecimento para o preparo de drinks”, afirma Paulo Mindlin, gerente executivo do Instituto Diageo.
Vivências práticas
A nova formação em excelência em atendimento incrementa as habilidades, conforme Samuel de Sousa, 26, bartender do Gandaia Bar e Club, em Fortaleza. “Uma boa experiência do cliente está totalmente ligada a um bom atendimento e hospitalidade prestados, dessa forma é de grande importância para os profissionais de bares e restaurantes terem esse diferencial”, avalia. Samuel formou-se no Learning for Life no primeiro semestre deste ano. “Foi o empurrão que faltava para entrar de cabeça na área, agora com maior conhecimento sobre hospitalidade, atendimento ao público e propriedade sobre a coquetelaria. Hoje, o bar tornou-se meu trabalho principal e ainda me reserva planos para o futuro”, conta.
Com 20 anos de atuação na área de bar em Fortaleza, a bartender Luciana Rodrigues, 38, tem duas formações do Learning for Life no currículo, sendo uma no ano passado. “Esse curso não só me abriu um leque de oportunidades como agregou na qualidade do serviço que entrego aos meus clientes. No curso mais recente, tive a oportunidade de fazer um bom networking”, destaca. Atualmente, Luciana atua na área de eventos, com a coordenação de equipes de bartenders, e em eventos corporativos com serviços de bar móvel.
O Learning for Life é realizado no Brasil desde 2000 e já profissionalizou mais de 23 mil pessoas. Dessas, mais de 800 são do Ceará, onde a iniciativa é promovida desde 2012. A capacitação conta com o apoio da consultoria MSX International e com a parceria de instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento.