Inscrições abertas para o VII Simpósio de Neuroengenharia do IIN-ELS

 Inscrições abertas para o VII Simpósio de Neuroengenharia do IIN-ELS

O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) realizará, entre os dias 18 e 20 de outubro de 2021, a sétima edição do Simpósio Internacional de Neuroengenharia. A edição será a primeira desde a chegada da pandemia da covid-19 ao Brasil, e acontecerá em formato completamente virtual, com palestrantes vinculados à instituições de seis países. As inscrições para o evento, que também vai permitir a submissão de trabalhos para apresentação, já estão abertas e seguem até o dia 18 de outubro.


O Simpósio de Neuroengenharia foi lançado no ano 2015 pelo Instituto Santos Dumont (ISD), com o objetivo de complementar a formação de futuros pesquisadores e alunos, criando um ambiente estimulante para o compartilhamento e geração de novos conhecimentos a partir da pesquisa científica. 

O gerente do IIN-ELS, Edgard Morya, afirma que a sétima edição do evento vai aproveitar o formato online para se internacionalizar ainda mais, trazendo pesquisadores com abordagens diversas que possam contribuir com temas relacionados à neuroengenharia. “A ideia dessa edição é trazer ainda mais pesquisadores de fora do Brasil, com abordagens e visões diferentes, a fim de enriquecer e expandir a visão dos participantes sobre a neuroengenharia”.

Entre os palestrantes, estão professores e pesquisadores de instituições como as universidades de Oxford e Birmingham, no Reino Unido; a Universidade de Buenos Aires, na Argentina; a universidade Aix-Marseille e o Institut des Neurosciences Paris‑Saclay, na França; da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Além das palestras, os participantes vão contar também com tutoriais ofertados por professores-pesquisadores do IIN-ELS, com temas como técnicas de microscopia; eletrofisiologia e neuromodulação para roedores; inteligência artificial (I.A.) para neuroengenharia e cirurgia em modelos animais. 

O coordenador do programa de Pós-Graduação do IIN-ELS, Abner Rodrigues, destaca que a edição deverá ser maior do que a de anos anteriores. “É a primeira vez que fazemos o Simpósio desde o começo da pandemia, e a nossa expectativa é que ele seja maior ainda do que em anos anteriores, com muitos convidados, palestras e atividades confirmadas. Além disso, o fato dele ser online e gratuito vai permitir atrair participantes de todo país”. O evento tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação e do Consulado Geral da França em Recife.

Trabalhos

Estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores poderão submeter trabalhos para o VII Simpósio de Neuroengenharia. Os temas aceitos englobam sete  eixos: Interface Cérebro-Máquina e Interface Homem-Máquina (ICM/IHM); Processamento e Análise de dados; Neurofisiologia e Eletrofisiologia; Neuromodulação; Tecnologia assistiva/Reabilitação/Inovação em Saúde; Neuroanatomia e análise de imagens; Engenharia Biomédica, Neuroengenharia e Neurociências. 


Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Simpósio, composta por professores do IIN-ELS e pesquisadores convidados. Os seis trabalhos mais bem avaliados pela comissão serão selecionados para fazer uma apresentação oral no Simpósio, e receberão um certificado especial de apresentação de trabalhos. 

Certificados e inscrições
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. O evento vai contar também com um certificado de participação de 24 horas para aqueles que comparecerem a pelo menos 70% das atividades do Simpósio. 

Serviço
VII Simpósio de Neuroengenharia

18 a 20 de outubro

Inscrições gratuitas e mais informações em: https://eventos.congresse.me/simposiodeneuroengenharia


SOBRE O ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Postagens relacionadas

Font Resize