“DEEP é um espetáculo de composição em tempo real que produz interação entre os conceitos da física quântica e a improvisação em dança. Entra em circulação pelos CUCAs e TJA em novembro com acesso gratuito”
Concebido e interpretado pela multiartista, Ana Mundim (Conectivo Nozes), em diálogo com Xavier Vilasís (Data Science for the Digital Society), DEEP é um espetáculo de composição em tempo real que produz interação entre os conceitos da física quântica e a improvisação em dança. O projeto “CIRCULA DEEP: Corpoespaço em dança: borrando fronteiras” foi contemplado pelo IX EDITAL DAS ARTES DE FORTALEZA – SECULTFOR – LEI No. 10.432/2015 e a circulação teve sua primeira etapa realizada em setembro, no teatro Cuca Mondubim, dentro do Festival Efêmero.
Seguindo a circulação, o espetáculo passará por três CUCAs (Jangurussu, José Walter e Pici) e pelo Theatro José de Alencar (Centro). As apresentações ocorrem nos dias 07, 08 e 10 de novembro, respectivamente nos CUCAs Jangurussu, José Walter e Pici, sempre às 18h, e no dia 11/11 apresentação na sala de teatro Nadir Papi Saboya – Anexo Cena do Theatro José de Alencar, às 19h. Todas as apresentações têm acesso gratuito.
DEEP propõe uma discussão metafórica sobre os nossos sistemas de controle sociais, os discursos produzidos sobre a aleatoriedade e o questionamento sobre a liberdade de escolha. Por meio das conexões entre esses campos do conhecimento, espera-se oferecer um íntimo reconhecimento entre os conceitos investigados, com o objetivo de transcendê-los e provocar discussões sobre nossa própria sociedade e nossas relações indivíduo-coletivo. O espetáculo visa gerar expressões artísticas, por meio do estudo e compreensão dos fenômenos dos sistemas quânticos e do comportamento das partículas elementares que provocam, por meio de ações individuais, o surgimento de fenômenos coletivos.
Além disso, a multiartista também realizará uma série de oficinas “Improvisação e Composição em Tempo Real em Dança” nos dias 06, 07 e 08, sala de teatro Nadir Papi Saboya – Anexo Cena do Theatro José de Alencar, de 9h às 12h, e dia 10/11na sala de dança do Cuca Pici, de 14h às 17h. As oficinas serão gratuitas mediante inscrição no CUCA e no Teatro.
Sobre a multiartista
Ana Mundim é bailarina, fotógrafa, atriz, escritora, dj. Bacharel e licenciada em Dança e Mestre em Artes pela UNICAMP. Doutora em Artes pela UNICAMP e pela Universitát Autónoma de Barcelona. Coordena o grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço, que se dedica à improvisação e composição em tempo real em dança e atualmente tem se debruçado sobre o trabalho de dança na água, com o desenvolvimento da metodologia Aqua Move. Integra o Conectivo Nozes. Organiza o projeto de extensão Temporal – encontros de improvisação e composição em tempo real. Participa do Bando: grupo de estudos em improvisação e do coletivo Mulheres da Improvisação.
Sobre as oficinas
A improvisação como campo de conhecimento e estratégia de criação. A composição em tempo real como prática dramatúrgica cênica. Serão desenvolvidas as seguintes competências: conhecimento, pensamento crítico e criativo, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação. Serão utilizadas metodologias de improvisação e composição em tempo real, desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço, da Universidade Federal do Ceará.
Confira a programação completa:
– Oficinas – “Improvisação e Composição em Tempo Real em Dança”
06, 07 e 08/11 – Sala de teatro Nadir Papi Saboya – Anexo Cena do TJA – 09h às 12h, inscrições já abertas via TJA
10/11 – Sala de Dança Cuca Pici – 14h às 17h
Gratuitas mediante inscrição
– Espetáculo DEEP
07/11 – Teatro Cuca Jangurussu 18h – Av. Gov. Leonel Brizola, s/n — Jangurussu
08/11 – Teatro Cuca José Walter – 18h – R. Sessenta e nove, s/n – José Walter
10/11 – Teatro Cuca Pici – 18h – R. Cel. Matos Dourado, 1499 – Pici
11/11 – Sala de teatro Nadir Papi Saboya – Anexo Cena do TJA – 19h – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
Acesso gratuito
SERVIÇO:
Espetáculo “Circula DEEP: corpoespaço em dança – borrando fronteiras”
07, 08 e 10 de novembro de 2023 – CUCAs Jangurussu, José Walter e Pici – 18h
11 de novembro de 2023 – Sala de teatro Nadir Papi Saboya – Anexo Cena do TJA – 19h
Acesso gratuito