Com inscrições gratuitas, Circuito Fenacce promove II Fórum de Economia Criativa

 Com inscrições gratuitas, Circuito Fenacce promove II Fórum de Economia Criativa

O evento acontece de forma online, e os interessados devem se inscrever no site oficial da Fenacce

Importante fonte de renda e geração de empregos, a Economia Criativa tem se consolidado por meio de modelos de negócios que envolvem inovação e criatividade. O segmento movimenta, em média, R$170 bilhões por ano no Brasil, segundo dados da Firjan. No Ceará, o segmento representa cerca de 2,2% dos postos de trabalho, com 9% da população nessa ocupação. Para incentivar o crescimento do mercado, a Fenacce – Feira Nacional do Artesanato e Cultura promove o II Fórum de Economia Criativa nos dias 27 e 28 de junho dentro do Circuito Fenacce.  

O evento é gratuito e acontecerá de forma online com o objetivo de capacitar profissionais envolvidos na cadeia produtiva da arte, cultura, design, artesanato, moda, arquitetura e demais áreas da cena criativa, por meio da troca de experiências e estímulo ao empreendedorismo. Para ter acesso ao evento, é necessário fazer inscrição no site oficial da Feira: www.fenacce.com.br. Com o apoio do Sebrae, os 100 primeiros inscritos irão ganhar uma Consultoria de Análise do Instagram, que será realizada por especialistas da instituição.

De acordo com Stella Pavan, organizadora da Fenacce e presidente do Sindieventos CE, o II Fórum da Economia Criativa é uma oportunidade para auxiliar os profissionais do artesanato e das manifestações criativas a pensar soluções inovadoras. “O debate e a promoção do conhecimento contribuem para o fortalecimento de micro e pequenos empreendedores e esse é um bom momento para se capacitar, conhecer novos assuntos, esclarecer dúvidas e aprender a partir de outras experiências. A criatividade e a inventividade são características naturais do brasileiro, muito importantes na geração de produtos únicos, representando uma verdadeira riqueza cultural que precisa ser valorizada”, afirma.

Programação II Fórum de Economia Criativa

Na abertura do Fórum, dia 27/06 às 16h40, haverá o painel com o tema “Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento”, que terá a mediação da diretora do Sindieventos Ceará, Circe Jane Teles. Entre os convidados, estão: Alberto Gadanha, assessor da Vice-Prefeitura de Fortaleza e Ponto focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO; Lucas Rozzoline, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará e Diretor do ZZARQ; e Marcio Carvalho, arquiteto e urbanista com doutorado pela FAUUSP.

O 2º painel terá início às 18h com a temática “Juventude Empreendedora – Como Inovar Produtos e Serviços Criativos” e conta com a mediação de Wilkson Santos, Mestre de Cerimônias. O debate terá a presença de Roberto Viana, Diretor de Cultura, Artes e Bibliotecas do Instituto Cuca e presidente nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro; Davi Gomes, coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza; e Fernanda Gonçalves, confeiteira profissional e empreendedora da C’Douce Doceria.   

No dia 28/06, às 16h30, continuam as ações do Fórum com o 3º painel “Gestão do Conhecimento: Atividades Criativas que Expressam Artesanato”, tendo a mediação de Cattleya Guedes, Gestora Estadual da Economia Criativa e Artesanato do Sebrae. Para falar sobre o assunto, o evento traz Daniela Vasconcelos, gestora do Programa Alagoas Feita à Mão; Jordão Costa, superintendente da Coordenação Estadual do Artesanato do Piauí; e um representante do Sebrae Rio. 

E, na sequência, às 18h, será realizado o encerramento do II Fórum de Economia Criativa com o painel “Gestão do conhecimento: Atividades criativas que expressam Moda” mediado por Angélica Freitas, consultora do Senac na área da Moda. O encontro terá o diálogo entre Silvânia de Deus, estilista e idealizadora da marca Sil de Deus; e Mariana Marques, publicitária, comunicação e identidade verbal da Catarina Mina e idealizadora da Auê Feira. Todos os painéis terão também a participação de cases de sucesso de empreendedores que irão compartilhar suas vivências e experiências na economia criativa.  

4ª Fenacce 

Realizada pela A&M Promoções e Eventos em parceria com o Sindieventos CE, a 4ª Feira Nacional do Artesanato e Cultura (Fenacce) acontecerá em setembro, de 16 a 25, no Centro de Eventos de Fortaleza e contará com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da CeArt, do Sebrae, da ApexBrasil e do PAB- Programa do Artesanato Brasileiro. 

Os interessados em participar do Circuito e ser expositor da 4ª Fenacce podem entrar em contato com a organização do evento através do site www.fenacce.com.br ou pelos telefones: (85) 3535.5900 / 99165.7323 (whatsapp).

Serviço:

II Fórum da Economia Criativa

Data: 27 e 28/06

Horário: 16h30 às 19h30

Formato online

Inscrições: www.fenacce.com.br 

*Programação sujeita a alterações. 

Postagens relacionadas

Font Resize
Contrast