Municípios do Ceará iniciam a terceira fase do projeto ‘Chá Tecnológico e Social Itinerante’

Ao todo, 19 cidades do estado participam do programa gratuito com a participação de 800 idosos ativos nas aulas

O ‘Chá Tecnológico e Social Itinerante’ é uma ação gratuita realizada pelo Instituto Idear, que desde 2019 capacita idosos nos primeiros contatos com o mundo digital. O projeto visa proporcionar autonomia e qualidade de vida para as pessoas idosas, com atividades voltadas para o uso das tecnologias do dia a dia, como o celular, aplicativos e outros conteúdos direcionados ao bem-estar físico e emocional. Hoje, o projeto conta com formação nos municípios de: Caucaia, Eusébio, Irauçuba, Itapipoca, Maranguape, Pacoti, Russas, São Gonçalo do Amarante, Barbalha, Camocim, Canindé, Crato, Juazeiro do Norte, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Morada Nova, Aquiraz e Fortaleza.

Idosos acima de 60 anos participaram da aula inaugural do projeto nesses municípios, repleta de dinamismo e adaptada especialmente para a terceira idade. Cada aluno recebe uma bolsa equipada com blusa, tablet, chip com internet, carregador, fone de ouvido e apostila. Toda a formação é fomentada por doações de empresas privadas, de 1% do Imposto de Renda, para o projeto através do Fundo IR ao Fundo Estadual do Idoso do Ceará (FEICE), ligado ao Conselho Estadual de Direitos do Idoso do Ceará (CEDI) e a Secretaria de Direitos Humanos do Ceará. Órgãos públicos municipais e empresas parceiras como: Nubank, Vivara, Fresenius Kabi Brasil, Democrata, Votorantim Cimentos e EDP Brasil, também participam dessa fase do projeto.

“Ao final do processo formativo, os idosos podem realizar várias tarefas diárias, usando a tecnologia, como realizar operações bancárias e compras online, acessar redes sociais, procurar informações sobre saúde ou entretenimento e etc. É uma grande independência! Vale lembrar que, ao final do projeto eles ainda ficam com o tablet como doação para seguirem desbravando as ferramentas digitais”, explica a coordenadora do projeto, Cristina Luz.

Interessados podem saber mais do projeto no site www.idear.org.br/cha ou nas redes sociais do idear @institutoidear.

Balanço
Em todas suas versões, entre os anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 foram beneficiadas mais de 2.337 pessoas idosas em diferentes municípios do Estado do Ceará. A meta atual para 2024 do projeto é beneficiar 800 pessoas acima de 60 anos, em 19 municípios cearenses e 450 pessoas em Maracanaú, totalizando 1.250 pessoas capacitadas no período.

Total
0
Shares
Related Posts