Capital do Amazonas é única representante brasileira em publicação internacional
A cidade de Manaus, capital do Amazonas, figura lista entre as 50 melhores destinos para se visitar em 2024, é o que aponta a publicação internacional Best in Travel 2024, da Lonely Planet.
A lista é dividida em cinco categorias, sendo elas: países, regiões, cidades, destinos de viagens sustentáveis e locais com melhor custo-benefício. Na publicação, a cidade brasileira é descrita como “Uma colisão poética de espetáculo quente e aventura de ecoturismo aguarda em Manaus. A maior cidade da região amazônica fica na confluência estranhamente misturada do Rio Negro, de águas negras, e do Rio Solimões, de cor cáqui, como é chamado aqui o curso superior do Amazonas. E ao redor de tudo isso está a maior floresta tropical do mundo, onde inúmeras espécies únicas e ameaçadas de extinção encontram seu lar”.
Confira um roteiro especializado para conhecer Manaus:
Jardim Botânico Adolpho Ducke
Abrangendo mais de 100 km2, este “jardim” é na verdade a maior floresta urbana do mundo. Há uma rede de cinco trilhas curtas (é necessário guia e calçado fechado, duas a três horas, entrada gratuita) e um museu ao ar livre que inclui exposições rotativas sobre a flora e a fauna amazônica e uma espetacular torre de observação de 42 metros de altura. É mais movimentado nos finais de semana e gratuito na terça-feira.
Teatro Amazonas
Este lindo teatro foi construído no auge do boom da borracha, utilizando designers, decoradores e até matérias-primas europeus. A entrada original, porém, era brasileira, feita de borracha amazônica para amenizar o barulho das carruagens que chegavam tarde. A programação de apresentações do teatro inclui um excelente festival de ópera em abril e maio. Visitas guiadas de uma hora oferecem uma visão de perto da opulenta construção do teatro.
Encontro das Águas
Logo depois de Manaus, o quente e escuro Rio Negro deságua no fresco e cremoso Rio Solimões, mas devido às diferenças de temperatura, velocidade e densidade, suas águas não se misturam, fluindo lado a lado por vários quilômetros. O fenômeno bicolor ocorre em toda a Amazônia, mas em nenhum lugar tão dramaticamente como aqui. Os passeios de um dia sempre incluem uma parada aqui, e muitos operadores turísticos passam pelo menos a caminho de seus alojamentos. Nunca decepciona.
Mercado Municipal Adolfo Lisboa
O histórico mercado da cidade de Manaus foi inaugurado em 1882, uma réplica reduzida do famoso mercado Les Halles de Paris. Seguro e movimentado, o prédio central abriga principalmente lojas de artesanato, com produtos que vão do kitsch previsível à alta qualidade. Um prédio lateral abriga um mercado de peixes em funcionamento – visite no início da manhã para ver a grande variedade de peixes amazônicos em exposição. Ótimos pequenos lugares para comer por toda parte.