Em média, “85% das pessoas que se qualificam para aprender a usar as tecnologias do dia a dia são mulheres”, conta a coordenadora do projeto “Chá Tecnológico” voltado para idosos acima de 60 anos
Acontecendo desde 2019, o projeto “Chá Tecnológico” tem como objetivo capacitar idosos, acima de 60 anos, a usar dispositivos móveis com atividades do dia a dia, como utilizar o celular e suas funções, navegar na internet e fazer pesquisas, usar aplicativos de bancos, transporte e redes sociais. Além do conhecimento nas tecnologias, o projeto também prevê cursos complementares como finanças pessoais, desenvolvimento cognitivo, crochê, canto, culinária, ginástica, redes sociais. Tudo 100% gratuito com material didático e um tablet, com internet, para acompanhar as aulas. O projeto é incentivado por empresas que aportaram recursos no Fundo da Pessoa Idosa, a nível estadual e municipal.
O que vem sendo notado é a quantidade de mulheres idosas interessadas em participar do projeto, o que destaca a representatividade feminina nesta faixa etária em se incluir digitalmente. “A gente tem percebido que as mulheres na terceira idade estão buscando se habituar cada vez mais às novas tecnologias, tanto no uso das redes sociais quanto em conhecimentos básicos do dia a dia. O interesse delas em estarem conectadas com as novidades do mundo digital tem aumentado a cada edição do projeto. Cerca de 85% dos inscritos são mulheres”, afirma Cristina Luz, coordenadora do Instituto Idear responsável pela realização do projeto.
A representatividade é importante, tendo em vista que é uma grande contribuição para a inclusão social e para a geração de renda de mulheres, que na sua maioria são as chefes da família.
Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 15 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.
Conheça mais os projetos no www.idear.org.br