Totalmente gratuito, o Learning for Life oferece turmas online e híbridas. Número de mulheres formadas bartenders pelo programa cresceu 60% em um ano.
O Instituto Diageo está com inscrições abertas e gratuitas para o programa social totalmente gratuito Learning for Life, que profissionaliza pessoas acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, para atuarem no setor de bares, restaurantes e hospitalidade. As formações são: bartender, excelência em atendimento e a formação dupla em ambos os cursos. Para quem reside no Ceará são 20 vagas para aulas híbridas (online e presenciais em Fortaleza), além de 640 vagas em turmas 100% online ofertadas para o Brasil. Pessoas interessadas podem se inscrever, até 29 de setembro, por meio de formulário que está no link da bio do perfil do Instagram @learningforlife_br (www.instagram.com/learningforlife_br).
A capacitação é destinada a maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.800. Além disso, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter acesso à internet para participar das aulas online. O curso tem previsão de início em outubro e duração de um mês e duas semanas. As pessoas formadas recebem certificado e se tornam aptas a atuar no mercado de trabalho. A modalidade com aulas híbridas também é oferecida nas cidades de São Paulo (54 vagas) e Rio de Janeiro (36 vagas).
“Preparamos os participantes em competências diferenciadas como inteligência emocional, técnicas de vendas, combate ao assédio, consumo responsável de bebida alcoólica, entre outros; e isso gera profissionais que se evidenciam no mercado”, afirma Paulo Mindlin, gerente executivo do Instituto Diageo. O Learning for Life é realizado no Brasil desde 2000 e já profissionalizou mais de 23 mil pessoas. Dessas, mais de 800 são do Ceará, onde a iniciativa é promovida desde 2012. A capacitação conta com o apoio da consultoria MSX International e com a parceria de instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento.
Mais mulheres bartenders
Cresceu em mais de 60% o número de mulheres formadas bartenders pelo Learning for Life no Brasil, passando de 320 para 518 em apenas um ano, de julho de 2021 a junho de 2022. O aumento da representatividade feminina nessa área historicamente masculina decorre de trabalho para igualar as quantidades de mulheres e homens desde o processo de seleção, bem como da maior busca delas por trilhar essa carreira.
Educadora do Learning for Life em Fortaleza, Aline Ferrari, 36, compartilha a percepção dela com base nos 12 anos em que atua como bartender. “As mulheres vêm buscando liberdade e autonomia em diversas profissões desde há muito tempo e não seria diferente no bar”, ressalta, acrescentando que muitas bartenders se destacam ganhando campeonatos de coquetelaria, chefiando o serviço de bar em bares e restaurantes e até gerenciando esses estabelecimentos.
Incentivada pelos amigos a entrar no mundo da coquetelaria, Maria Elvira Barbosa, 24, afirma que a capacitação no programa no primeiro semestre deste ano a impulsionou nessa jornada. “O Learning for Life abriu minha mente para muita coisa boa e trouxe um aprendizado para a vida tanto como mulher, pois é muito difícil trabalhar na área sendo uma mulher, quanto como profissional, pois hoje tenho uma noção melhor sobre qualidade no que faço”, diz Maria, hoje bartender e barista na cafeteria Mercado do Café, em Fortaleza.