No Brasil, a capital cearense subiu sete posições desde o ano passado e está em 22º lugar. O ranking analisa 75 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes
Fortaleza é a segunda cidade do Nordeste com os melhores indicadores de cidades inteligentes e a 22ª do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. Divulgado nesta quarta-feira (01/09), o ranking analisou 677 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes.
Ao todo, são analisados 75 indicadores que fazem parte de 11 eixos temáticos: tecnologia e inovação, economia, educação, mobilidade, urbanismo, saúde, empreendedorismo, governança, meio ambiente, segurança e energia. A capital cearense vem evoluindo a cada ano: em 2020, Fortaleza ficou na 29ª posição e, em 2019, ficou na 71ª.
“Fortaleza avançou sete posições em um ano e consolidou a segunda posição no Nordeste. Podemos avançar mais nos próximos anos. Para isso, a Citinova e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) estão estruturando o Observatório de Cidades Inteligentes e vamos monitorar os indicadores que pontuamos melhor e aqueles que precisamos avançar”, afirma o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia.
O Ranking Connected Smart Cities é um estudo desenvolvido pela consultoria Urban Systems em parceria com a Necta com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas do país.