Unimed Fortaleza cria Programa de Bem-Estar e Saúde Mental para seus colaboradores

 Unimed Fortaleza cria Programa de Bem-Estar e Saúde Mental para seus colaboradores

Investir em ações que oferecem mais bem-estar e saúde emocional aos colaboradores é uma tendência que cresce no mercado, especialmente em tempos de pandemia em que as incertezas, os riscos de contaminação e o isolamento social podem causar maior pressão psicológica e estresse na população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, preocupada em cuidar de seus colaboradores, a Unimed Fortaleza criou, já em 2020, um Programa de Bem-Estar e Saúde Mental. A iniciativa surgiu para difundir o jeito de cuidar da cooperativa e inclui diversas atividades para proporcionar apoio e cuidados necessários aos mais de quatro mil profissionais que atuam nas áreas administrativa e assistencial. Algumas práticas beneficiam, além do colaborador, toda a sua família, pois podem ser realizadas de forma on-line.”Cuidar com excelência de quem cuida de nossos clientes é uma vocação da Unimed Fortaleza, por isso buscamos sempre novas formas de proporcionar momentos de bem-estar, olhando o colaborador como um todo” explica Luanna Rodrigues, gerente de Gestão de Pessoas. 

O Programa de Bem-Estar e Saúde Mental da Unimed Fortaleza oferece atendimento com assistente social, além do serviço de plantão psicológico com psicólogas externas e exclusivas à disposição do colaborador, além de poder usar a rede de profissionais do plano de saúde. Nos primeiros dois meses após implantação do plantão psicológico, de março a maio de 2021, foram realizados mais de 300 atendimentos exclusivos. Caso haja necessidade de acolhimento com psicoterapia ou atendimento psiquiátrico, o colaborador é encaminhado para continuidade no atendimento.

Outra frente de cuidado é o Programa Viver Bem, conduzido pela Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, que oferece oficinas terapêuticas aos colaboradores e clientes, com apoio psicoeducativo através de sessões presenciais ou virtuais conduzidas por profissionais de saúde de uma equipe multidisciplinar. Algumas oficinas são: Oficina da Memória; Depressão e Gerenciamento do Estresse e Ansiedade. Com a pandemia, por exemplo, a ansiedade dos brasileiros aumentou em 80%, de acordo com levantamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Por isso, a Unimed Fortaleza preza por ações que cuidem dos profissionais, da linha de frente ou que estejam em home office.

A cooperativa oferece ainda aos seus colaboradores a meditação on-line e guiada, por meio do projeto “UniMeditar”, com vídeos disponíveis nos canais de comunicação com o colaborador. Já para os colaboradores que buscam atividades que trazem bem-estar ao corpo e à mente, foi oferecida a massoterapia, tendo ocorrido mais de 8.000 atendimentos nas unidades da cooperativa. A Unimed Fortaleza também disponibiliza opções com ginástica laboral e aulas de ritmo. Os encontros acontecem de forma on-line e no horário de expediente do colaborador, com a orientação de profissionais de educação física contratados por uma empresa especializada.

“Ter atenção à saúde física também é primordial no atual cenário que vivemos. É preciso investir em atividades que nos deixem mais saudáveis e felizes, principalmente onde trabalhamos. Com esse tipo de iniciativa, a Unimed Fortaleza se tornou referência em quatro décadas de atuação. O nosso cuidado não vai parar, por isso, o Programa de Bem- Estar e Saúde Mental da Unimed Fortaleza terá outras práticas, com foco na gestão de estresse e descompressão em grupo”, finaliza Luanna Rodrigues.

GPTW

Por sua vocação de cuidar das pessoas, a Unimed Fortaleza está presente entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Ceará e no Brasil, pelo ranking Great Place to Work (GPTW). A premiação reconhece e certifica as empresas com as melhores práticas de gestão de pessoas e os melhores ambientes de trabalho no Brasil e nos estados.

Postagens relacionadas

Font Resize