A pandemia mostrou que várias tarefas podem ser realizadas à distância. Assim, com o mercado cada vez mais direcionado para formatos de trabalhos que trazem a oportunidade de trabalhar remotamente e por Home Office, sempre surge a dúvida: será que o meu trabalho se adapta a essa nova realidade? Essa modalidade ganhou a atenção de muitos profissionais, que passaram a sonhar com a possibilidade de trabalharem em casa. Listamos 3 tipos de profissionais que podem e devem investir nesse modelo de trabalho.
Advogados: seja de forma autônoma ou em sociedade, os advogados tem total liberdade para trabalharem nesse formato. Hoje, com a modernização dos instrumentos de trabalho do direito, é possível: atender à audiências virtualmente, protocolar petições pelo computador e até mesmo acompanhar o andamento do processo online. O que mantém, em muitos casos, esse profissional trabalhando através de meios físicos é a necessidade que os clientes dele apresentam em contratar alguém que possua um escritório, já isso passa mais credibilidade para eles. O Sócio-Diretor da Unijuris, Matheus Brito, afirma que dispor de um escritório não precisa ser algo dispendioso. Os coworkings exclusivos para advogados, como é o caso da Unijuris, são uma opção acessível que oferecem diversas vantagens.
“Aqui o advogado paga apenas pelo horário em que utilizou a sala para encontrar com o cliente ou para atender à uma audiência virtual. É uma excelente escolha quem quer desfrutar de mais flexibilidade no trabalho mas, ao mesmo tempo, ainda precisa ter um espaço físico para conseguir clientes e atendê-los”, disse.
Médicos: Ao contrário do que muitos pensam, muitos médicos e profissionais da saúde já atendem apenas pela modalidade online ou de maneira mista mas priorizando essa nova forma de trabalhar. É possível fazer consultas virtuais, solicitar exames e disponibilizar receitas pelo formato remoto. A tecnologia realmente trouxe vários avanços para a medicina.
Profissionais de comunicação: já existem gestores de tráfego pago e agências de marketing que atuam completamente por Home Office e trabalho à distância. Através de uma boa organização, de equipamentos de qualidade e do cumprimento de prazos, uma agência consegue progredir muito bem apenas pelo trabalho remoto. Caso precisem de um ambiente para encontrar clientes, coworkings generalistas são uma opção viável para esses profissionais.