O impacto da pandemia da Covid-19 impôs desafios nunca antes enfrentados pelas empresas, que tiveram que se reinventar. No caso das startups, a resiliência e a capacidade de inovar fizeram toda a diferença
Na história do capitalismo, poucos eventos tiveram tamanho impacto na economia global como a pandemia da Covid-19. Não se tem notícia de um acontecimento que tenha feito governos, empresas e cidadãos em diferentes partes do mundo pararem suas atividades simultaneamente, como ocorreu em março de 2020. De forma inédita, a melhor opção foi o isolamento social.
Entretanto, as restrições da pandemia não frearam o mercado de startups no Brasil em 2021, que continuou crescendo. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, de 2015 até 2019, o número saltou de uma média de 4.100 para 12.700 startups criadas, representando um aumento de 207%. Hoje, o país tem 14.065 startups distribuídas em 78 comunidades e 710 cidades brasileiras. Um bom exemplo dessa realidade é a Tallos, startup cearense de tecnologia, que foi criada em 2017 e se consolidou no mercado em que atua com números que surpreendem.
“Em 2020, por causa da pandemia, tivemos um ‘boom’ de crescimento. Nosso grande desafio para o ano seguinte foi manter esse crescimento, mas conseguimos ir além em 2021. Nós crescemos cinco vezes mais e fortalecemos a nossa base de clientes. Investimos em inovação, no produto e reforçamos o nosso modelo de negócios. Somos uma startup e naturalmente evoluímos em um ritmo mais acelerado”, destaca Arthur Frota, CEO da Tallos.
A força de trabalho da Tallos aumentou em 450% no ano passado. Com esse crescimento, a empresa passou a ocupar a cobertura em um prédio comercial, localizado no Polo Industrial de Maracanaú, município da região metropolitana de Fortaleza. A base de clientes da startup aumentou em 200% e com grandes empresas, como: Betânia Lácteos, Hard Rock, Sapataria Nova e Casa Freitas, além de ter construído conexões importantes com o Cubo Itaú e o Cesar Labs, Hubs de inovação de destaque na América Latina.
A Tallos também se destacou no Ranking 100 Open Startups. A principal plataforma de conexão entre corporações e startups, divulgou em outubro do ano passado, o Ranking 100 Open Startups 2021, que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no Brasil. A startup cearense ficou na 9ª colocação na categoria de Customer Service, em um ranking construído com base no feedback de clientes. De acordo com dados da premiação, apesar da pandemia, a atividade de inovação aberta com startups dobrou em 2021. Foram declarados 26.348 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, enquanto em 2020 foram 13.433.
Empreender para crescer
O empreendedorismo sempre fez parte da história da Tallos, desde a sua fundação. Com uma cultura ágil, que incentiva a criatividade em todas as áreas da empresa, rendeu ao CEO Arthur Frota o prêmio de Mindshifters da RD Station, uma das maiores empresas de automação em Marketing e CRM do Brasil. O termo em inglês “mindshifter” sintetiza características presentes em todas as iniciativas, que são inspirar, provocar e transformar. As indicações ficaram abertas ao público por meio de formulário e a RD Station recebeu no total 700 indicações. Entre os mais votados, Arthur foi reconhecido como uma das 10 mentes que mais se destacaram na área de Vendas do Brasil.
Em 2021, a Tallos ajudou empresas a revolucionar o atendimento digital. Foram 15 milhões de atendimentos realizados por meio de sua plataforma, 250 milhões de interações, sendo destas mais de 25 milhões com a ajuda da TAI, Inteligência Artificial própria da startup, que está presente em todos os estados do Brasil e este ano iniciou seu processo de expansão para a América Latina.
Investimentos realizados
“No decorrer deste ano diversos investimentos foram realizados na Tallos: novas contratações, tecnologias e sistemas foram adquiridos para fortalecer os processos e aumentar o desempenho de soluções para os clientes. O principal ativo de investimentos em 2021 foi em pessoas e no aumento da senioridade do time, o que resultou na aquisição de profissionais nas áreas de TI, marketing e planejamento, por exemplo. Fortalecemos massivamente o nosso time de tecnologia, não só em pessoas, mas todo um novo desenho de processo foi feito, com apoio de consultorias reconhecidas nacionalmente, olhando para uma cultura de projetos ágeis”, afirma Eduardo Forte, Co Founder da Tallos.
Amanda Martins, Diretora Administrativa da Tallos, destacou: “Outro investimento importante que fizemos este ano foi no posicionamento de marca, com o foco em intensificar o nome ‘Tallos’ nacionalmente, além de termos realizado ações e eventos internos, com o objetivo de fortalecer nossos valores e cultura junto aos nossos colaboradores. Essas ações refletiram em prêmios angariados este ano, como o GPTW”, finaliza.
A Tallos integra o ranking “100 Melhores Pequenas Empresas para Trabalhar” no Brasil da consultoria global Great Place To Work (GPTW), a mais importante premiação mundial de Gestão de Pessoas. O resultado é fruto de avaliações e percepções dos próprios colaboradores sobre seu ambiente de trabalho e as práticas da empresa, mensuradas em pesquisa realizada em 2021. A cearense aparece na 64ª posição do ranking nacional. No ranking regional, a Tallos ficou em quarto lugar no Ceará.
Perspectivas para 2022
Para 2022, a Tallos projeta um crescimento superior a 100% na base de clientes de 2021. A ideia é otimizar a esteira de inbound marketing, inovar cada vez mais no produto, investir em tecnologias, Inteligência Artificial e otimização de processos. Além disso, a startup quer focar em segmentos estratégicos e em uma equipe formada por pessoas que são referência no mercado.