O projeto ‘No Clima da Caatinga’, realizado pela Associação Caatinga com patrocínio da Petrobras, promove neste mês de novembro a campanha “Caatinga em pé”. A ação tem o objetivo de promover a sensibilização sobre a preservação do bioma.
A campanha tem como foco a importância da proteção da biodiversidade da Caatinga e as consequências desastrosas da destruição do bioma, a partir de quatro fatores degradantes: queimada, caça, desmatamento e extinção de espécies. “Nosso objetivo é alertar a população sobre os danos que todos esses fatores trazem para a Caatinga e para nós. Quando falamos de incêndios, desmatamentos, perda de área florestal, para muitos parece algo distante e que irá trazer consequências apenas para a biodiversidade local, mas os danos estão para além disso, um exemplo disso é a elevação da temperatura e a ocorrência de eventos climáticos extremos. Nossa ideia é explicar que precisamos respeitar mais o meio ambiente para um melhor convívio”, comenta a Coordenadora de Comunicação da Associação Caatinga, Kelly Pereira.
Os quatros elementos utilizados na campanha “Caatinga em Pé” trazem como intuito impactar a sociedade, mostrando as consequências das ações de destruição realizadas no bioma. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, entre janeiro e setembro deste ano, só as queimadas destruíram 22.282 quilômetros quadrados de Caatinga, o aumento foi de 186.5% em relação ao mesmo período de 2020. A área queimada equivale a 2.700.848 campos de futebol. “Mesmo diante de campanha de conscientização da nossa fauna e flora, ainda temos números alarmantes de degradação da Caatinga”, comenta a coordenadora.
Serão criadas ações de comunicação nas redes sociais do “No Clima da Caatinga”, outdoor, informações sobre o tema em nosso site, além da comunicação interna e para a imprensa. Para conferir as ações realizadas pelo projeto “No Clima da Caatinga”, basta acessar os Instagrams: @noclimadacaatinga e @acaatinga.