O serviço, lançado neste mês de junho em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, tem por objetivo estimular ações de logística reversa entre colaboradores e clientes e impedir a contaminação do solo por metais pesados
Com a constante evolução dos produtos eletroeletrônicos no mundo, o volume de lixo eletrônico tem crescido rapidamente, causando danos ao meio ambiente e à saúde pública. No Brasil não é diferente. Segundo dados de 2020 do The Global E-waste Monitor – responsável por monitorar o descarte de resíduos -, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, o Brasil foi o quinto país que mais produziu lixo eletrônico no mundo, gerando 2.143 toneladas de resíduos, ficando atrás apenas da China, EUA, Índia e Japão.
Dessa forma, para conectar as pessoas à responsabilidade ambiental, incentivando-as a pensar e agir de maneira sustentável, a Multiplay Telecom lançou neste mês de junho o programa “EcoMulti”– em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho -, oferecendo aos colaboradores e clientes a possibilidade de realizar o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos por meio do PEV (Ponto de Entrega Voluntário), instalado na sede da empresa, localizada na Rua Vicente Leite, 2266, no bairro Aldeota.
No ponto de coleta, as pessoas poderão descartar CPUs e componentes, como fontes, placas eletrônicas, memórias, processadores, mouses, teclados, estabilizadores, nobreaks, monitores, notebooks, fax, impressoras, aparelhos telefônicos e celulares, balança digital, cabos e fios em geral, aparelhos de CD, DVD, pilhas e baterias não patrimoniados.
Para Regiane Pires, diretora de RH e responsável pelo projeto, a empresa é uma parceira do meio ambiente e traz uma cultura de preocupação com a poluição, por isso investe em ações sustentáveis que ajudem a transformar o mundo. “A Multiplay sempre adotou uma gestão ambiental efetiva, buscando através de campanhas internas trabalhar com a conscientização de todos os colaboradores, quanto a nossa responsabilidade com o planeta. Por isso, agora queremos compartilhar com nossos clientes, assinantes e comunidade”, declara.
A diretora afirma ainda que embora seja desafiador implantar um novo sistema como esse na empresa, a ação é gratificante e necessária. “Fazer um trabalho de conscientização em um ambiente corporativo é desafiador, mas muito gratificante e relevante perante nossa responsabilidade social, pois entendemos que precisamos estender nossas práticas para a sociedade e mostrar que a responsabilidade ambiental pode começar com ações simples no nosso dia a dia”, finaliza.