De 18 a 21 de novembro, o Pontal de Maceió será palco do primeiro festival gastronômico organizado pelo chef estrela Michelin, Emmanuel Ruz. O evento vai reunir chefs de Belém do Pará, Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, terá aulas de gastronomia para adultos e crianças, e jantares exclusivos nos hotéis Vila Selvagem e Jaguaríndia Village
antar a quatro mãos, menu inovador, degustação de pratos, aulas de culinária e participação dos hotéis, restaurantes, bares e cantinas do Pontal de Maceió reunindo chefs de cozinha em momentos raros, criativos e descontraídos. Este é o ambiente excepcional e amigável que vai receber de, 18 a 21 de novembro, o encontro do melhor da culinária franco-brasileira.
Organizado pelo chef Emmanuel Ruz, condecorado com uma estrela Michelin, Master chef da França e Cordon d’Or da gastronomia do Principado de Mônaco, a primeira edição do Festival do Pontal de Maceió receberá os chefs Ivo Faria e Flávio Trombino “Xapuí”, de Belo Horizonte, a chef Louise Benevides, de Fortaleza, o chef Paulo Anijar, de Belém do Pará, os chefs Vitor e André Generoso, de Maceió e o chef francês, Jean-Baptiste Natali.
“A ideia central deste evento surgiu do desejo de celebrar a arte culinária em geral e a gastronomia cearense, ao mesmo tempo proporcionar o encontro entre culturas diferentes. Seja na Europa, em outras partes do Brasil ou neste lindo lugar, que é o Pontal de Maceió, que escolhemos nos instalar. Há muito tempo sonhava com um encontro regido sob o signo da partilha e da diversidade cultural”, comenta o chef Emmanuel Ruz.
A abertura do festival no dia 18 de novembro é marcada com um jantar no hotel Vila Selvagem, que vai reunir todos os chefs com menu em quatro tempos. E outro destaque fica para o jantar de gala que será oferecido no novo hotel de luxo da região, o Jaguaríndia Village, com menu elaborados pelos chefs Paulo Anijar, Louise Benevides, Ivo Faria, Flavio Trombino.
Transmitindo e Compartilhando conhecimento
Aulas e workshops com os chefs irão ensinar os moradores regras simples e técnicas fáceis para o preparo de alimentação saudável todos os dias. Em contrapartida, os chefs e visitantes terão o prazer de conhecer a cozinha tradicional à base de caju, mandioca, coco, peixes da pesca artesanal, além de outras exemplos que contribuem com o desenvolvimento econômico local e sustentável. Para esta ocasião, o Cachaju, coquetel à base de caju e cachaça, criado por profissionais da alimentação do Pontal de Maceió, será servido em todos os bares e restaurantes da cidade. O festival também tem como objetivo desenvolver práticas ecológicas com os agricultores da região.
Três pontos de venda de alimentos serão instalados na praça do Pontal de Maceió, onde os moradores e visitantes costumam se encontrar. Todos serão conectados a estandes de produtores locais, o que irá estimular o intercâmbio entre chefs, produtores e público em geral.
Para os organizadores, também foi fundamental que as crianças de Pontal de Maceió participassem da festa e elas terão suas próprias oficinas de culinária para despertá-las de forma lúdica e sensorial.
A população mais carente da região receberá refeições elaboradas pelos chefs ratificando o cunho social e equidade da proposta do evento.
Para mais informações acesse: https://www.instagram.com/festivalgastronomicopontal/