A exposição “Ícones Baian@s”, do artista visual baiano Denissena Fóssil, será inaugurada no Posto Gameleira (localizado no Km 9,5 da BR-324, Pirajá) em Salvador, nesta quarta-feira (20), às 16h. Com produções de sete pinturas em tela, medindo 70 cm x 70 cm cada, em técnica acrílica, as obras são inspiradas com alguns ícones baianos que tem relação de importância para a arte, cultura, educação e luta por diversas mudanças. Os homenageados são: as guerreiras Zeferina e Maria Felipa, o cineasta Glauber Rocha, os cantores e compositores Dorival Caymmi, Raul Seixas, Riachão e Maria Betânia. A visitação é gratuita.
Na exposição, o artista busca expressar através das linguagens visuais a igualdade social, étnico-racial, gênero e respeito pela diversidade cultural tão presentes na Bahia e nesses artistas. Segundo Denissena, a mostra tem por objetivo possibilitar o acesso a arte contemporânea no cotidiano dos clientes, parceiros, amigos e transeuntes, que passam pelo posto.
No mesmo local, o artista pintou um painel de 4mX16m com a imagem de Santa Dulce dos Pobres no céu, cercada de crianças angelicais de diferentes etnias.
Sobre Denissena Fóssil
Denissena Fóssil atua há mais de 20 anos no cenário artístico. Arte-educador, ativista e autodidata, o artista visual é um perfomer inquieto, interventor urbano, denomina-se operário cultural, trazendo o conceito da valorização da arte, cultura e educação através da arte contemporânea. Suas produções estiveram em exibição nas galerias do Conjunto Cultural da Caixa, Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM, Centro Cultural dos Correios e Solar Ferrão. Além do território nacional ele expôs em Nova York, Tóquio, Luanda e Angola.
SERVIÇO
O que: Ícones Baian@s de Denissena
Local: Posto Gameleira, localizado no Km 9,5 da BR-324, no bairro de Pirajá, em Salvador
Data: abertura 20 de outubro (quarta-feira)
Horário: 16h
Quanto: Entrada gratuita