Empresas apostam em tecnologia para engajar clientes

Companhias têm encontrado soluções tecnológicas para promover uma experiência ímpar para os clientes, gerando interação

Buscar um engajamento dos clientes em relação à marca é o grande desafio que muitas empresas enfrentam diariamente. Para tentar aproximar-se dos seus consumidores, muitas companhias desenvolvem ações de marketing presenciais que premiam os participantes e, ao mesmo tempo, fazem com que eles tenham uma interação com as marcas. No entanto, durante a pandemia, em meio a necessidade de distanciamento social, as empresas precisaram encontrar outras alternativas para manter essa aproximação e a solução veio da tecnologia.

Como não havia a possibilidade de realizar eventos presenciais, algumas companhias apostaram em ações on-line para fazer com que o cliente continuasse próximo da marca. As palavras-chave passaram a ser “inovar e engajar”. E foi com esse pensamento que o Shopping Recife, um dos maiores centros de compras da capital pernambucana, resolveu investir em uma alternativa para o tradicional “encontro com o Papai Noel”.

Para isso, o Mall pernambucano se uniu à Pitang Agile IT, uma das maiores empresas de tecnologia do país. A ideia era encontrar uma solução para que a magia do Natal fosse perpetuada, mesmo durante a pandemia. “O nosso desafio foi desenvolver cenários possíveis de solução de engajamento dos clientes do Shopping na campanha de Natal de 2020, que coincidia com o período de pandemia. Resolvemos criar uma solução de vídeo dinâmico, no qual os clientes colocavam algumas informações e o Papai Noel falava com elas no vídeo, criado em tempo real, tornando-o único”, destaca Roberto Borges, diretor de negócios da Pitang.

“Imagina só: seu filho ver em casa uma mensagem do bom velhinho falando o nome dele, mostrando uma foto e ainda dizendo o que ele gosta de fazer. Inesquecível, não é? Em menos de três dias de ação, geramos mais de 20 mil vídeos! Uma ação digital e gratuita!”, destacou Renata Cavalcanti, gerente de marketing do Shopping Recife.

Os números alcançados durante a campanha acabaram superando as expectativas. Mais de três milhões de pessoas usaram a plataforma, que gerou mais de cinco milhões de vídeos, com alcance em todo o país e também no exterior. “Enquanto pensávamos em cinco mil acessos por dia para as primeiras semanas, chegamos a ter cinco mil acessos por minuto”, comenta Roberto.

A estratégia do Papai Noel digital foi tão bem-sucedida que acabou replicada em uma empresa de aluguel de carros. Entretanto, não foi a única que trouxe bons resultados em relação ao engajamento de clientes. No Dia das Mães, outra data comemorativa, a Pitang também trabalhou no desenvolvimento de uma solução para criação de vídeos individuais e especiais para cada mãe. “Assim como na estratégia do Papai Noel, a ideia era que os filhos pudessem inserir informações específicas sobre as suas mães, junto com fotos e vídeos. No fim, a aplicação montava um vídeo único com estes dados”, explica Borges, que destaca também a tecnologia desenvolvida pela Pitang.

“Apesar de termos obtido sucesso em dois cases relacionados à criação de vídeos sobre datas comemorativas, a tecnologia que nós desenvolvemos pode ser usada para ações em várias outras temáticas. A ideia é aplicar as informações fornecidas pelos usuários e desenvolver algo especial e único, que os aproxime de um tema ou de uma marca”, completa Borges.

Em todas as soluções encontradas, o pensamento é sempre o mesmo: aproximar a empresa dos seus clientes e público-alvo. O sucesso de todas as iniciativas mostra o quanto investir em soluções tecnológicas de engajamento tem feito com que empresas possam obter resultados positivos e melhorar a relação com seus consumidores.

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