A pizza é um dos alimentos mais consumidos no país. Ao longo da pandemia de covid-19, o consumo da iguaria passou de 10,5% para 17%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A entidade diz que, em média 1,7 milhões de pizzas são fabricadas e vendidas diariamente no país. A popularidade do alimento é tamanha que ganhou um dia exclusivo para ela: dia 10 de julho.
A pizza é tão popular que tem o poder de reunir pessoas. Tudo é motivo para pedir uma pizza. Seja com amigos, em família ou com aquela pessoa do coração, uma pizza sempre cai bem. Em Fortaleza, um dos locais especialistas na iguaria é o Imprensa Food Square, que possui variedade do alimento para abranger todos os gostos, desde o sabor mais tradicional ao mais exótico, passando pelos sabores doces e aqueles que incluem frutos do mar.
Um dos locais é a Pizzaria Mattarelo, que para o Dia da Pizza terá promoção: na compra de duas pizzas grandes de qualquer sabor, o cliente receberá uma pizza mini de Nutela. A promoção é válida para os pedidos presenciais, solicitados no balcão do Imprensa.
A versão mais tradicional da pizza normalmente é preparada com ingredientes de alto teor calórico e carboidratos refinados, além de recheios ricos em gorduras. Mas um dos alimentos mais populares do mundo também sofreu adaptações ao longo o tempo para continuar agradando todos os públicos e hoje facilmente se encontra receitas de pizzas adaptadas com ingredientes mais saudáveis e recheios nutritivos e que atendam outros públicos, como vegetarianos e alérgicos a glúten por exemplo. Tudo para consumir o prato com maior frequência, dentro de um plano alimentar equilibrado, permitindo “comer sem culpa”.
O fato é que o alimento é um dos pratos favoritos da gastronomia mundial e a cada dia ganha mais adeptos no Brasil. Tanto que o país é um dos países com maior consumo de pizza no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em alguns casos, o amor ao prato vai ainda mais além do que pedir para jantar aos domingos.