Demanda crescente: startups cearenses criam inovação para segmento da saúde

Startup concept. Businessman touching tablet and icon network connection with rocket flying out of screen on dark background

As healthtechs, startups voltadas para a solução de problemas no setor da saúde, têm desenvolvido tecnologias e soluções inovadoras. Atualmente, o Brasil conta com mais de 542 healthtechs, entre elas, 15 fazem parte do Programa Corredores Digitais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os gastos no setor já representam 10% do Produto Interno Bruto do mundo e, no Brasil, suas despesas representam 9,2% da soma de todos os bens e serviços produzidos, ou R$ 608 bilhões em 2017, de acordo com a Agência IBGE de Notícias. O segmento disparou durante a pandemia, com o número de empresas de healthtechs no Brasil passando de 248 para 542 na comparação entre 2018 e 2020, um aumento de 118%, segundo o relatório “Distrito HealthTech Report 2020”.

Um exemplo é a startup GEuBS, integrante do Programa Corredores Digitais, que desenvolve um produto que planeja oferecer um serviço de gestão para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Percebemos uma carência em muitas localidades pela informatização dos serviços, além de ser um pedido da própria população a criação de alternativas que simplifiquem o atendimento”, compartilha Rosigila Arruda, sócia-fundadora da GEuBS.

Com a GEuBS, as unidades básicas de saúde podem oferecer a verificação de insumos aos seus usuários, facilitando a retirada de medicamentos e marcação de consultas. E os gestores podem usar esses dados para identificar e solucionar carências, facilitando a criação de novas políticas municipais de saúde. “Será um grande prazer e uma imensa realização pessoal trazer este projeto à realidade, dar visibilidade ao talento do povo da minha região e contribuir para um atendimento mais digno e humano nas unidades”, completa Rosigila.

Outra solução é a Cirurgia Autorizada, startup criada a partir das dificuldades que o médico cirurgião, suas equipes, hospitais e até fornecedores de materiais sofrem durante os trâmites de autorização, agendamento e realização de cirurgias. “Pensamos em algo que facilitasse o trabalho das pessoas envolvidas nesse ramo. Resolver um problema sempre nos motiva a criar soluções, facilitar processos, amenizar dores. Em qualquer ramo, esse sempre vai ser o norte”, compartilha Jonatas Brito, sócio-fundador da Cirurgia Autorizada.

Confira os nomes das 15 startups que participam do Programa Corredores Digitais: Geubs, Senescare, Straloo, Cirurgia Autorizada, Endocloud, Assistivetech, Ortusolsis, Predsep_sys, Data Rehab, Nanofight Virus, Peptídicas, HealthPreg, Care Healthtec, Health Life e YouBetter.

Total
0
Shares
Related Posts