O Nordeste é uma região em desenvolvimento, com crescente oportunidades de conexões, geração de negócios e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, vem se consolidando como um dos principais polos tecnológicos do mercado brasileiro. Atualmente, a região possui cerca de 1.836 startups que atuam nos mais diversos segmentos e propostas de soluções para as empresas e comunidades, segundo o mapeamento realizado em 2021 pela Associação Brasileira de Startups (AbStartups).
Com o propósito de unir o ecossistema de inovação do Nordeste e potencializar as iniciativas de importantes players da região surgiu o “Conecta Nordeste”, programa voltado para estimular as ações em rede e auxiliar o crescimento das startups da Região, gerando conexões e oportunidade de negócios.
A iniciativa co-realizado pelo NINNA Hub, Ifood Benefícios, Hub Salvador, SergipeTec, Parque Tecnológico Metrópole Digital, PDtec, Sistema Verdes Mares e Dupar Participações conta com o apoio das comunidades empreendedoras como Rapadura Valley, do Ceará, o Move Nordeste, Manguezal, em Recife, Jerimum Valley, em Natal, Caju Valley, em Aracaju, e o Sururu Valley, em Maceió, entre outras.
As startups selecionadas terão acesso a oportunidades de negócios através de conexões com empresas e investidores, e passarão por um trilha de preparação com acesso a conteúdo, mentorias individuais e coletivas. O programa irá selecionar startups que propõem soluções validadas no mercado, com potencial de tração para uma melhor geração de negócios.
Segundo Martônio Mendes, Head de Ecossistema do NINNA Hub, a idealização tem como objetivo principal a potencialização das iniciativas de cada estado, desenvolvendo empresas de base tecnológica. “Contamos com polos tecnológicos e grandes cases de sucesso, somos capazes de atrair investimentos, gerar emprego, renda e desenvolver nossos talentos locais. Todo o projeto foi desenvolvido focado em alavancar ainda mais a potência do Nordeste no cenário nacional, ampliando, fortalecendo e consolidando as ações em desenvolvimento em cada uma das comunidades empreendedoras. Buscamos auxiliar as startups na geração de negócios e acesso a mercado, através de capacitações, mentorias, eventos de networking e potencializar as ações dos vários atores e líderes das comunidades envolvidos na iniciativa”, define.
O programa, lançado na quarta-feira, 31 de agosto conta com atividades previstas pelos próximos três meses, incluindo momento de onboarding entre as startups, conteúdo técnico e prático, mentorias, com foco no mercado, marketing, vendas, branding, produto e investimentos, além de participação das startups em eventos de conexão. As statups interessadas em fazer parte do Conecta Nordeste podem participar da seleção através do link de inscrição: https://airtable.com/shrE6Ac7EV240XwX5