A Claro apresenta mais uma loja com seu novo conceito de lojas físicas em Fortaleza, com a reinauguração do espaço no Shopping RioMar Fortaleza. Totalmente repaginada, a loja oferece uma experiência mais fluida, acolhedora e tecnológica, apresentando novas possibilidades de conexão aos clientes.
Projetado para ser sustentável e garantir eficiência operacional, o novo modelo aposta em modularidade, escalabilidade e flexibilidade, permitindo uma implantação e adaptação ágeis das comunicações. “Esta nova proposta representa mais do que um ponto de atendimento ou vendas. É um espaço onde o cliente se sente acolhido, conectado e no centro da experiência, como um verdadeiro hub de conexões”, afirma Leandro Bueno, diretor-executivo de Canais e Vendas da Claro.
A ambientação da loja foi concebida com mobiliário modular e flexível, que possibilita diversas combinações funcionais, tornando a jornada sempre inovadora e convidativa. Além disso, sistemas de comunicação modulares — digitais e estáticos — garantem uma experiência intuitiva, integrada e livre de fricções.
O diretor regional, André Peixoto, celebra a chegada de mais uma loja no novo conceito em Fortaleza. “As empresas precisam acompanhar e evoluir conforme as necessidades dos clientes e do momento vivenciado em cada região. E a Claro está fazendo isso. Nosso objetivo é oferecer um espaço ainda mais inovador e tecnológico, onde nossos clientes poderão experimentar, na prática, o que é ter uma vida mais conectada, seja com a banda larga ou com 5G da Claro, o mais rápido do Brasil, e usufruindo dos melhores devices, além de contar com o hub de conteúdo mais completo do mercado”, destaca Peixoto.
Soluções de autoatendimento e foco na eficiência
A Claro implementou totens de autoatendimento que solucionam até 70% das demandas presenciais, como a emissão de segunda via de fatura, que também pode ser emitida através do app Minha Claro. A loja também disponibiliza diferentes formatos de atendimento — express, consultivo e virtual —, otimizando o tempo dos clientes e a eficiência da operação. Para um suporte ainda mais personalizado, a loja conta com assistentes tecnológicos — colaboradores “geeks” — disponíveis para auxiliar e demonstrar todas as soluções e inovações da Claro.
A nova loja inclui ainda espaços especiais, como o Espaço Claro Multi, onde os clientes podem vivenciar a Casa Conectada, com comando por voz via Alexa integrada ao Claro tv+.
O novo conceito já foi testado com sucesso em unidades-piloto em Curitiba, Belo Horizonte e Itu (SP). Os resultados foram expressivos: nota média de 4,8 no Google My Business (GMB), crescimento de 80% na venda de acessórios, 50% na venda de smartphones e 30% na venda de serviços.
O novo espaço também reforça o compromisso da Claro com a sustentabilidade e a responsabilidade social. No local, os clientes poderão conhecer iniciativas como o Instituto Claro, o programa Energia da Claro e o Claro recicla.
A loja foi projetada para garantir acessibilidade universal, com cuidados ergonômicos, ampla circulação e múltiplas formas de comunicação, em conformidade com o Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA).
Ambiente multisensorial e acolhedor
Pensado para despertar todos os sentidos, o novo espaço foi desenvolvido para ser acolhedor tanto para clientes quanto para seus pets. A loja conta com um perfume, moodboard sonoro exclusivos e espaço para café. Toda a comunicação é estrategicamente planejada para envolver e capturar a atenção dos visitantes.
Este novo conceito tangibiliza o nosso compromisso com o próximo novo e a nova loja é uma extensão da nossa marca: solar, integrada, próxima do consumidor, inteligente e em constante evolução para estar presente em todos os momentos que importam para o cliente. É também um espaço dinâmico como a Claro, onde tecnologia e proximidade se unem para o futuro acontecer agora — de forma acessível, humana e sensorial”, afirma Ane Lopes, diretora de Marketing, Branding e Comunicação da Claro.
O novo conceito foi elaborado pela Claro em parceria com a consultoria GAD. “O conceito representa uma evolução da marca e o projeto propõe um ambiente iluminado e convidativo, inspirado na energia do sol, que favorece tanto as conexões físicas, quanto as interações digitais Essa proposta marca o início de uma nova fase de ambientes omnicanais, com espaços ‘figitais’ que integram de forma fluida o universo físico e o digital, ampliando as possibilidades de relacionamento e experiência do cliente em todos os modelos de loja“, comenta Leonardo Koboldt Araujo, head de experiência do Gad.
Segundo a DM9, agência parceira da Claro, “Nosso papel foi garantir que a tecnologia presente na nova loja da Claro em Fortaleza estivesse sempre a serviço das conexões humanas. Criamos uma jornada visual e interativa que torna a experiência mais intuitiva, próxima e acessível para todos os públicos. As telas da fachada e os paineis internos permitem transformar a loja em tempo real, adaptando os conteúdos às estratégias da marca e aos objetivos de negócio. Com isso, ganhamos liberdade criativa para nos conectar com os clientes de forma cada vez mais relevante“, afirma Michel Issa Ajaj, Chief Business Officer da DM9.
A Claro no Ceará
Ceará, região estratégica para a empresa, a Claro investe fortemente e por isso é uma das maiores operadoras no estado com mais de 30% de market share no serviço móvel, mais de 62% no serviço de TV e mais de 93 mil clientes em banda larga. No estado, a operadora já tem uma das maiores participações de mercado na tecnologia 5G, com mais de 29% de market share e está presente em mais de cinco cidades cearenses, como: Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú.