11ª edição do “Empresa Completa, Empresa que Inclui” é uma homenagem às organizações que mais incluíram profissionais com deficiência no mercado de trabalho
Na data em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), o Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) contemplaram o Beach Park com o certificado “Empresa Completa, Empresa que inclui” – um reconhecimento às empresas que mais incluíram profissionais com deficiência em suas atividades, por meio da rede de atendimento do IDT/SINE em 2020.
A entrega da 11ª edição da certificação aconteceu no Palácio da Abolição e foi transmitido via redes sociais, contemplando um total de 13 empresas. O Beach Park já foi agraciado em primeiro lugar nos anos de 2017, 2019 e, em outras edições da certificação, sempre figurou entre as três primeiras colocações.
“É com muita satisfação que recebemos essa certificação pelo trabalho desenvolvido. Estamos muito gratos ao IDT pelo reconhecimento, e, principalmente, à parceria firmada ao longo desses onze anos”, declara Anunciada de Moraes, gerente de Recursos Humanos do Beach Park.
Mercado
A inclusão de funcionários com deficiência é obrigatória pelas empresas, segundo o artigo 93 da Lei n° 8213/91 (Lei de Cotas) instituída pelo Governo Federal contra a desigualdade e pela construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Para organizações de grande porte como o Beach Park, a meta de funcionários com deficiência estabelecida é de 5%. No cenário nacional, o Ceará destaca-se como o 2º estado do Brasil, com 674 contratações de pessoas com deficiência em 2020. Um total de 233 empresas contrataram esses profissionais por meio do IDT, em 118 ocupações. Ainda segundo o IDT/SINE, de março de 1991 até agosto de 2021, foram 31.688 trabalhadores com deficiência incluídos no mercado de trabalho.