Associação Nossa Casa apoia a campanha Julho Verde de alerta para o câncer de cabeça e pescoço

O mês de Julho começa com um alerta para o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A campanha Julho Verde é dedicada para a conscientização da importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais da doença. Assim é possível diagnosticar precocemente aumentando as possibilidades de cura e reduzindo sequelas.  

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, INCA, todos os anos mais de 40 mil novos casos são registrados no Brasil de forma tardia.  Esse ano a Campanha Nacional realizada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça fixa o tema: “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”. 

Atenção caso esses sintomas e sinais apareçam por mais de duas semanas: ferida no rosto que não cicatriza, mancha avermelhada ou esbranquiçada na boca, dentes moles ou dor em torno deles, mudança na voz ou rouquidão, dificuldade para mastigar ou engolir, caroço no pescoço, mau hálito frequente. Para ter uma vida com mais saúde e evitar os fatores de risco para estes tumores, os especialistas recomendam não consumir álcool, não fumar, manter a higiene bucal, evitar exposição excessiva ao sol e relações sexuais somente protegidas. 

O tratamento pode ser realizado com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia. O mais importante é procurar logo nos primeiros sintomas o médico especialista. A Associação Nossa Casa é uma organização sem fins lucrativos destinada a pacientes com câncer provenientes do interior do Ceará. A Nossa Casa atua na assistência social e saúde e abriga muitos pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

Durante esse mês a Associação vai promover diversas ações de conscientização como a iluminação verde na Assembleia Legislativa do Ceará e um mutirão de atendimento médico em parceria com o Centro Regional Integrado de Oncologia, CRIO.  As datas serão divulgadas ao longo do mês.  

Total
0
Shares
Related Posts