A Amazon celebra um marco significativo em sua expansão acelerada pelo Brasil, tendo estabelecido 200 polos logísticos operados com tecnologia proprietária e distribuídos por todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Somente nos últimos 18 meses, a empresa iniciou a operação de 140 polos, demonstrando seu compromisso contínuo em fortalecer o varejo do Brasil e melhorar os serviços de entregas rápidas em todo o país.
Desde o início de suas operações de varejo no Brasil em 2019, a amazon.com.br desenvolveu uma rede interconectada de pessoas, tecnologias avançadas e parceiros locais, fornecedores e vendedores que possuem amplo conhecimento das particularidades e necessidades únicas de cada região. Essa combinação proporciona uma excelente experiência aos clientes, fornecendo um serviço de entrega confiável e cada vez mais rápido para 100% dos estados brasileiros.
A Amazon já oferece entrega no mesmo dia em mais de 200 cidades e entrega no dia seguinte em mais de 3.600 cidades em todo o país, e possui planos de continuar acelerando esse número, tornando as entregas cada vez mais rápidas e convenientes para milhões de brasileiros.
Como catalisadora do crescimento econômico e da inovação, a Amazon gera mais de 18.000 postos de trabalho diretos e indiretos em suas diversas verticais de negócios no Brasil. Por meio do serviço de marketplace, a Amazon apoia mais de 100.000 vendedores de pequenas e médias empresas que vendem seus produtos e utilizam os serviõs para dentro e fora do Brasil, contribuindo para a criação de mais de 170.000 empregos no país.
“Estamos acelerando nossa expansão no Brasil e investindo em parcerias locais e estratégicas que engajam e atuam como força transformadora para oferecer serviços ainda mais rápidos aos clientes, não importa onde estejam. Para o sucesso dessa estratégia, combinamos nossa expertise global com o conhecimento e a energia dos parceiros brasileiros, investindo em tecnologias que nos permitem criar uma rede logística que não apenas atenda às necessidades dos clientes, mas também impulsione o desenvolvimento econômico e social local”, diz Ricardo Pagani, líder de operações da Amazon Brasil.
Essa expansão ocorre em diferentes frentes e tem o papel principal de desenvolver negócios no Brasil, oferecendo ferramentas e parcerias para expandir o alcance de milhares de empreendedores que contribuem para o desenvolvimento da economia nacional. Exemplos-chave incluem a implementação de programas como o Amazon Hub e o programa Amazon Delivery Service Partner (DSP).
O Amazon Hub foi lançado em 2024 e reforça o compromisso da Amazon em melhorar e acelerar constantemente as entregas, impactando positivamente o país e gerando novos negócios para estabelecimentos locais. O programa permite que PMEs aumentem sua renda por meio de entregas de produtos vendidos no site da Amazon em suas regiões e comunidades de operação, sem esperar investimentos adicionais.
Desde seu lançamento, o Amazon Hub cresceu exponencialmente e, no final do ano passado, já contava com mais de 250 negócios ativos em localizações estratégicas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Este ano, a Amazon anuncia a expansão do programa, alcançando mais de 700 parceiros, e já está trabalhando no desenvolvimento de outras 1.900 novas oportunidades para regiões metropolitanas do Distrito Federal e oito novos estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Espírito Santo. Com o lançamento do Amazon Hub, várias regiões – metropolitanas, rurais e áreas logisticamente complexas – tiveram seus prazos de entrega reduzidos de 5 para 2 dias – com muitas recebendo entregas em apenas 1 dia.
O programa Amazon Delivery Service Partner também está se expandindo rapidamente. Lançado em 2020, o programa cria oportunidades para empreendedores gerenciarem suas operações de entrega de pacotes vendidos na Amazon. Os DSPs são empresas parceiras que utilizam a tecnologia da Amazon, oferecendo um serviço de entrega ágil e eficiente. Desde seu lançamento, mais de 50 empreendedores construíram e expandiram seus negócios com a Amazon, gerando mais de 3.000 oportunidades de trabalho em 11 estados, incluindo Ceará, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Rio de Janeiro.
A Amazon também reforça seu impacto positivo nas comunidades com a Favela Llog, do grupo Favela Holding, especializada em rotas localizadas em regiões periféricas. Em expansão, o programa, presente na maioria das favelas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, já conta com 16 Estações de Entrega movidas pela tecnologia da Amazon, criando oportunidades econômicas e melhorando o serviço para comunidades tradicionalmente mal atendidas. Clientes nas favelas podem receber suas compras em casa em até um dia, democratizando o acesso ao varejo e entregas rápidas e seguras em áreas de alta complexidade.
“Nossa visão de longo prazo é criar uma rede logística robusta e eficiente que conecte até as áreas mais remotas do Brasil, promovendo o acesso a uma ampla seleção de produtos. Ao trabalhar lado a lado com empreendedores locais e transportadoras, estamos construindo um
ecossistema que beneficia consumidores, parceiros e comunidades. Essa expansão acelerada não apenas melhora a experiência do cliente, mas também cria um ciclo virtuoso de crescimento econômico e inovação logística em escala nacional”, acrescenta Pagani.
Desde o lançamento de suas operações no Ceará, a Amazon investiu mais de R$ 477 milhões no estado, contribuindo para a criação de mais de 4.400 empregos externos, além de empregar diretamente e indiretamente mais de 700 trabalhadores. Como uma região estratégica-chave para as operações da Amazon no Brasil, o Ceará abriga atualmente 10 polos logísticos, incluindo um Centro de Distribuição na região de Itaitinga. O Amazon Hub, lançado no Ceará, reforça o compromisso da empresa em acelerar entregas enquanto impacta positivamente o país. Com 50 empresas ativas e mais de 130 oportunidades para empreendedores parceiros na região metropolitana de Fortaleza, o programa possibilita que PMEs gerem renda extra com entregas de produtos comercializados pelo site da Amazon dentro de suas regiões e comunidades de atuação, sem expectativa de investimento adicional.