O açaí brasileiro atravessa fronteiras e conquista o mundo. Segundo projeções do relatório Research and Markets, o mercado global do fruto amazônico deve ultrapassar US$ 1,96 bilhão até 2028, impulsionado pela busca crescente por alimentos naturais, energéticos e ricos em antioxidantes. No Brasil, a produção do açaí cresceu 70% nos últimos cinco anos, de acordo com o IBGE, enquanto o consumo interno segue aquecido. Entre janeiro e julho de 2024, o setor registrou alta de 12,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Scantech.
Para o Grupo Ki Açaí Nordeste, com mais de 40 unidades, entre lojas próprias e franqueadas, o momento é de consolidação. “Estamos vivenciando uma transformação no comportamento do consumidor. O açaí deixou de ser apenas sobremesa e virou parte da rotina de quem busca praticidade, nutrição e sabor em um só produto”, comenta Victor Montenegro, sócio-fundador do grupo.
O setor também vem sendo impulsionado pelo modelo de franquias, que encerrou 2024 com um desempenho acima do esperado, alcançando um crescimento de 13,5% e movimentando R$ 273,083 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Nosso modelo de negócio, por ser enxuto, rentável e adaptável a diferentes regiões, atrai tanto novos empreendedores quanto investidores experientes. É um produto com bastante apelo no Brasil e cada vez mais aceito internacionalmente também”, destaca.
Enquanto o mundo descobre o potencial do açaí, o Grupo Ki Açaí reforça seu compromisso em expandir de forma estratégica, sustentando crescimento com qualidade, diversidade de portfólio e inovação contínua.
“A inovação está no nosso radar. Estamos sempre buscando tendências e novidades no setor, para atender o mercado. Acreditamos que o açaí pode ser um protagonista de novos hábitos de consumo, conectado ao que as pessoas buscam”, afirma Victor.