A estreia do filme da Barbie, ocorrida na última quinta-feira (20/07), ocasionou uma onda que está nas lojas, nos brinquedos, e até na gastronomia. A verdade é que muita gente da área vem pegando carona no sucesso do filme. Prova disso, são os restaurantes do Imprensa Food Square, complexo gastronômico e de entretenimento localizado no Bairro Joaquim Távora.
Estimulados por toda uma decoração e atrações pensados pela administração do espaço – que vai desde o quarto instagramável de praia da Barbie, às cores e neons em tom rosa espalhados por todo o empreendimento -, restaurantes do local criaram produtos em alusão ao filme e já colhem resultados.
“Temos donuts de muitos sabores, mas hoje o nosso carro chefe é o da Barbie, respondendo por 60% das nossas vendas. A cor é o pink e vem itens coloridos como o glitter. Além do donuts tradicional, só que com a cor rosa”, destaca o gerente da Fluffy Donuts.
Para o economista Ricardo Coimbra, esse sucesso se explica pelo fato de os ciclos de demandas estarem muitas vezes relacionados com a expectativa do consumidor em suprir um desejo ou uma vontade e de estar atuante no contexto social. “Quando você fala em estar na moda, nem sempre isso está relacionado ao vestuário, mas a tudo aquilo que está repercutindo, o fato é que as pessoas não querem estar distantes daquilo que está na moda. Querem vivenciar e ser atuantes”, avalia.
Ricardo aponta que esses movimentos devem ser observados atentamente pelos empreendedores. “Nesse momento, o que está em evidência é o filme da Barbie, então tudo aquilo que possa estar atrelado ao filme, seja a cor, que é o rosa, os produtos, roupas, decoração, acessórios, pode dar engajamento. O empreendedor precisa estar atento a esses movimentos rápidos de oportunidade, para que possa ter um retorno nessa movimentação. Ele precisa entender o desejo do público e suprir essa necessidade”, diz Ricardo.
Mas cuidado, o economista explica que a intensidade do investimento precisa ser bem calculada. “Não pode exagerar, porque se ele faz um baita investimento achando que isso irá se perpetuar, pode ter prejuízo. O foco é observar a velocidade desse movimento e estar atento ao surgimento de outros, pois daqui a pouco surge outra onda e ele precisa identificá-la para que consiga potencializar a lucratividade do negócio”, considera.
Opções no Imprensa Food Square:
Fluffy Donuts
Donuts da Barbie (glitter, chocolate em tom rosa e outros itens decorativos) em três tamanhos:
Box com duas unidades R$ 9
Box com três opções R$ 18
Box com seis unidades R$ 30
Allfry – Burger & Petiscos Culinária Australiana
Combo Barbie By ALLFRY (Cheeseburger: Pão, carne, queijo cheddar e molho pink da Barbie + Batata belga + Pink Lemonade: Água com gás, limão e monin de cranberry)
Preço Único: R$ 35
Boteco
Chopp em tom rosa
Preço único: R$ 8,90
Pistachio Gelato Italiano
Taça da Barbie (brigadeiro ou nutella, chantilly rosa, morango, marshmallow e tubetes)
Média: duas bolas (R$ 35)
Grand: três bolas (R$ 40)
Milk Shake da Barbie
Morango ou Chiclete / ou misturas os dois
400ml (R$ 22)
Crepitos
Crepe da Barbie (massa tradicional de crepe, sendo rosa – feito com corante alimentício, fininha, crocante, com recheio de chocolate branco e glitter rosa)
Tamanho tradicional R$ 18
Mini R$ 10
Pizza do Betão
Mini-pizza da Barbie (quatro fatias bem servidas, massa de pizza normal, chocolate branco com corante comestível rosa, leite em pó, marshmallow)
Preço Único: R$ 27,90