A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), através do Programa Corredores Digitais, foi selecionada na Chamada de Financiamento da Coalizão Pelo Impacto, sendo uma das duas iniciativas aprovadas em Fortaleza. Ao todo, foram 15 projetos aprovados, dentre as 116 propostas submetidas para as cidades de Belém, Brasília, Campinas, Fortaleza, Paranaguá e Porto Alegre.
Com a aprovação no edital, o Programa Corredores Digitais, Hub de Inovação do Governo do Ceará, receberá aporte financeiro para a criação de uma nova jornada de aceleração exclusiva para startups que se encaixam na denominação de negócios de impacto: BORA IMPACTAR. “Estamos orgulhosos com essa aprovação na Coalizão Pelo Impacto, é um reconhecimento do trabalho realizado pela Secitece no fomento ao empreendedorismo e com o financiamento, poderemos ampliar nossas atividades e contribuir ainda mais para o desenvolvimento de novos negócios em nossa região”, destaca Sandra Monteiro, Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.
A Coalizão pelo Impacto é uma iniciativa que visa a apoiar empreendedores sociais que buscam solucionar desafios sociais e ambientais e, ao mesmo tempo, adotar modelos lucrativos ou financeiramente sustentáveis. A chamada de financiamento foi lançada em fevereiro e recebeu propostas nas fases de ideação, validação ou expansão.
O Corredores Digitais tem levado conteúdo prático para possibilitar o crescimento em três jornadas diferentes. A “Jornada Bora Criar” é voltada para pessoas que possuem uma ideia de negócio, mas ainda não sabem como transformá-la em um negócio viável. Já a “Jornada Bora Crescer” foi pensada para quem possui uma startup, mas precisa amadurecer o negócio e buscar crescimento. Por fim, a “Jornada Bora Transformar”, realizada com o programa Clusters Econômicos de Inovação, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), atende quem possui uma solução e deseja se conectar com demandas reais do mercado.
Em 2022, 146 startups e seus empreendedores foram beneficiadas nas três jornadas, acompanhadas em diversos segmentos, tais como: jurídico, contábil, financeiro, gestão, investimentos, branding, marketing e vendas. Ao longo das jornadas foram realizadas mais de 200 conexões, 215 horas em mentorias resultando em 45 pessoas empregadas, sete marcas registradas e mais de R$ 750 mil em faturamento para as startups participantes.
Na “Bora Transformar”, 52 pesquisadores desenvolveram soluções para os problemas identificados nas suas respectivas regiões e enquadrados em 30 clusters estratégicos do Estado. Ao todo, foram atendidas demandas de 12 setores econômicos – Agronegócio, Turismo, Saúde, Moda, TIC, Infraestrutura e Logística, Água, Comércio, Educação, Construção Civil, Mineração e Metalmecânica e Indústria Extrativista.