Título é concedido pela Unesco para a Educação, a Ciência e a Cultura
É do Nordeste! O Parque dos Lençóis Maranhenses pode ser o oitavo Patrimônio Natural da Humanidade do Brasil a ser concedido pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A confirmação foi feita pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) durante a última semana.
Uma comissão da Unesco deve vir ao Brasil para realizar uma avaliação presencial nos Lençóis Maranhenses, que ficam a cerca de 250 quilômetros da capital São Luís.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Parque atende a pelo menos três critérios exigidos pela Unesco para se tornar patrimônio natural mundial: Beleza natural, geológicos significativos e habitats para a conservação da biodiversidade.
O Brasil já possui sete sítios declarados Patrimônio Natural Mundial: o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na divisa entre Paraná e Argentina; as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; a Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo; as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; além do arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas.