Solenidade de abertura terá a presença da atriz Camila Pitanga, que lerá poemas da escritora Conceição Evaristo, seguida pela apresentação musical de Lorena Nunes, Mallu Viturino e Daniel Medina
Com a saudação especial de um cortejo com músicos e poetas populares, será aberta a *XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará* nesta sexta-feira (11), no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, em uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto Dragão do Mar (IDM). O grupo de artistas sairá da Praça do Cordel às 18h30, percorrendo os corredores do evento e seguindo até o palco principal, onde será realizada a solenidade de abertura, marcada para às 19 horas. Um dos destaques será a participação da atriz e Embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga, com a leitura de poesias da escritora Conceição Evaristo, uma das curadoras da Bienal.
Logo após a solenidade, os presentes assistirão ao “Embarcação”, com a cantora Lorena Nunes, que convida Mallu Viturino e Daniel Medina para participar desse momento de celebração à cultura. O evento já terá atividades em andamento nesta sexta (11) desde as 9 horas, com a abertura da Feira de Livros da Bienal, com 152 estandes, 30 editoras de livros e mais de 400 editoras representadas por livrarias e distribuidoras de livros.
Com o tema “De toda gente para todo mundo”, a Bienal ocorre entre os dias 11 a 20 de novembro, com acesso gratuito e aberta ao público sempre das 9h às 22h. São curadores desta edição os escritores Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Munduruku.
Para o Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, a Bienal é de extrema importância por ser uma demarcação de políticas públicas. “Paulo Freire disse que aprendemos a ler para escrever a nossa própria história. Portanto, a leitura é uma prática de liberdade. A nossa Bienal traz o livro, a leitura, a literatura, a liberdade, porque é uma demarcação de política pública, política de cultura, da cidadania, da diversidade, da democracia em nosso Estado e em nosso Brasil”, afirma.
Cortejo
A cada Bienal, a Praça do Cordel reúne uma variedade de poetas, repentistas e músicos que se apresentam ao longo dos dias e que fazem, na noite de abertura do evento, o já tradicional cortejo, no qual cantam folhetos de cordel e anima os visitantes, seguindo até o local da solenidade de abertura. Segundo o poeta Klévisson Viana, coordenador da Praça do Cordel, o cortejo “brotou” de forma espontânea e serve como uma forma de consolidar a presença da literatura de cordel no evento, divulgando a cultura e a arte e encantando as pessoas que acabam se envolvendo espontaneamente. “É algo simples, singelo, como uma tradição, porque nós fazemos desde o começo da Bienal Internacional do Livro do Ceará. As nossas expectativas para esta edição são as melhores possíveis, porque nós amamos essa Bienal e fazemos com muito carinho”, afirma Klévisson.
Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.
XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 11 a 20 de novembro, de 9 horas às 22 horas
Centro de Eventos do Ceará