Para quem está pensando em buscar oportunidades no exterior, o Parlamento de Portugal aprovou, na última quinta-feira, 21, o novo regime jurídico que facilita o visto de trabalho para brasileiros.
Além do Brasil, o regime também beneficia todos os cidadãos de países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que inclui Angola, Cabo Verde, Moçambique, entre outros.
Com a validação, o Governo altera as regras para entrada, permanência, saída e afastamento de brasileiros do território português. Caso sancionado pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, será possível obter um visto com validade de 120 dias, que poderá ser prorrogado por mais 60 dias, para que o imigrante seja contratado.
O projeto foi proposto pelo primeiro-ministro Antônio Costa e caminha com bons olhos no Parlamento. O novo regime busca atrair novos profissonais para suprir a necessidade de mão de obra em terras lusitanas.
Dados de 2021 do Serviço de Estrageiros e Fronteiras (SEF), a nacionalidade brasileira mantém-se como a principal comunidade estrangeira residente representando 29,3% do total – valor mais elevado desde 2012. Ao todo, são mais de 204 mil imigrantes em todo o território português.