Saiba curiosidades sobre esse drink e dicas de consumo responsável trazidas pela Diageo.
Os drinks ganham evidência neste mês com o Dia Mundial do Coquetel (13 maio) e o Dia Nacional do Coquetel (18 de maio). Em meio às infinitas combinações de ingredientes, como bebidas, frutas, especiarias e botânicos, destaca-se o negroni como o coquetel mais consumido no mundo em 2021, segundo a publicação Drinks International (Inglaterra). Conheça curiosidades sobre o negroni trazidas pela Diageo, empresa líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Ypióca, Johnnie Walker e Tanqueray.
Presença certa nos cardápios de bebidas, o negroni foi criado há mais de 100 anos, na Itália, e é elaborado com partes iguais de gin, bitter e vermute. O coquetel nasceu pelas mãos de um bartender que colocou gin no lugar de água com gás para atender pedido do conde Camillo Negroni por uma versão alcoólica de bebida comum na época.
O preparo simples explica parte do sucesso do drink, segundo Nicola Pietroluongo, Whisky & Drinks expert da Diageo. “Um clássico, fácil de fazer e que é perfeito como entrada para uma refeição ou para apreciar num balcão de bar em boa companhia”, afirma. A facilidade e o toque refinado do negroni fizeram o brasileiro, mais afeito ao sabor doce, se apaixonar por essa bebida de sabor amargo, conta.
O coquetel combina bem com petiscos de origem italiana, como presunto de parma, gorgonzola e brusqueta, outros petiscos de bar, além de pratos de massa ou carnes. “Consumir a bebida junto à alimentação torna a experiência mais rica para o paladar, reduz a velocidade de absorção do álcool pelo organismo e possibilita aproveitar o momento por completo. Outra dica é intercalar uma garrafinha de água entre um drink e outro. Apreciar com moderação é sempre a melhor escolha”, destaca Nicola, reforçando a importância do consumo responsável.
Confira a receita do negroni e lembre-se: beba com inteligência e não compartilhe com menores de 18 anos de idade.
Negroni
Ingredientes
• 30ml de gin Gordon’s London Dry ou Tanqueray Flor de Sevilla
• 30ml de bitter
• 30ml de vermute doce
• Laranja
• Gelo
• Servir em um copo baixo
Modo de preparo
Em um copo baixo com gelo, adicionar 30ml de gin, 30ml de bitter, 30ml de vermute doce. Por fim, decorar com uma fatia da casca de laranja.
Graduação alcoólica: 12,9% em um drink de 200ml