Varizes em idosos: os cuidados e tratamento para o grupo com maior risco de contrair a doença

 Varizes em idosos: os cuidados e tratamento para o grupo com maior risco de contrair a doença

As varizes se caracterizam como a doença que ocasiona dilatação das veias, geralmente das pernas, que pode levar a sintomas como dores e até feridas na região afetada. Apesar dos fatores hereditários serem a principal causa, elas podem surgir a partir de outros fatores de risco, como uma idade mais avançada.

A doença pode chegar a atingir 70% de pessoas com mais de 70 anos, o que na maioria das vezes ocorre devido ao desgaste das veias, que passam por um processo degenerativo com o passar dos anos. Além disso, há a diminuição da força muscular e da gordura do tecido subcutâneo. Fatores como obesidade e sedentarismo também podem contribuir para o quadro.

Alguns sintomas das varizes podem incluir dor, inchaço e sensação de peso nas pernas, o que pode ter como causa o enfraquecimento das paredes venosas. “Ao não serem tratadas, elas podem evoluir par uma trombose e até mesmo úlcera na perna”, pontua Dra Gabriela Bernhardt, médica da Clínica CT Varizes. Apesar da idade ser um fator de risco, existem hábitos que podem ajudar a afastar o problema nesse estágio da vida, como a realização de atividades físicas, a fim de evitar o sedentarismo.

Uma das opções minimamente invasivas para tratar as varizes é o método de escleroterapia com espuma. Nela, o médico angiologista injeta diretamente o produto nas veias, causando inflamação na parede delas, o que faz com que desapareçam e o sangue circule pelas veias que estão saudáveis. É possível conhecer o procedimento detalhadamente no site www.ctvarizes.com.br. “Uma das vantagens da técnica é o fato de que não é preciso anestesia nem mesmo internamento, sendo realizado todo o procedimento já no momento que se está dentro do consultório”, pontua Dra Gabriela.

As varizes em idosos devem ser tratadas com atenção, pois podem continuar se dilatando e com isso afetar as demais veias. Entretanto, o tratamento pode ser indicado apenas por um especialista da área de angiologia, pois cada caso é diferente, podendo ter complicações ou não devido a comorbidades do idoso. Por isso é importante consultar um médico, que irá avaliar o caso e dizer qual o melhor procedimento a ser feito.

SERVIÇO

Clínica CT Varizes

Localização: Avenida I, Número 57, Business Place Maracanaú, Torre 1, 9º andar, Sala 903.

Contato: (85) 99169 8875

www.ctvarizes.com.br

Postagens relacionadas

Tamanho do texto