Vacinas contra gripe e pneumonia são alternativa de imunização durante a pandemia da COVID-19

 Vacinas contra gripe e pneumonia são alternativa de imunização durante a pandemia da COVID-19

Em tempos de início de vacinação contra a COVID-19, surgem questionamentos sobre outros tipos de vacina e suas indicações. Como o novo coronavírus compromete funções pulmonares e favorece infecções secundárias, muitas pessoas podem recorrer a imunizações relacionadas a gripe e à pneumonia, por exemplo, para se prevenirem.

A vacina contra pneumonia, a Prevenar 13, mesmo não garantindo defesa direta contra a COVID-19, é capaz de também oferecer proteção para otite média aguda, septicemia e meningite, doenças causadas pela bactéria S. pneumoniae. Já a vacina Pneumocócica 23 protege contra 23 tipos diferentes da bactéria citada, com recomendação de uso para crianças e adultos de dois a 50 anos de idade que tenham algum problema de saúde que eleva o risco para a doença pneumocócica, como diabetes, problemas de imunidade e doenças cardíacas e respiratórias graves. Para os maiores de 50 anos, a recomendação é para pessoas com ou sem comorbidades.

“A imunização é importante em todas as épocas do ano, independente de alguma doença ter grande número de casos registrados ou não. Com a COVID-19, as vacinas de pneumonia são uma alternativa para a prevenção contra infecções bacterianas e uma forma de manter a saúde em dia”, afirma Michele Alves, formada em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e proprietária da clínica de vacinação Vacinart, localizada no North Shopping Jóquei.

Assim, a clínica disponibiliza à população, para compra, dois tipos de vacina contra pneumonia, além de imunização contra gripe, obedecendo à indicação de cada uma delas. O local tem funcionamento de segunda a sábado, de 9h às 20h, e domingo, de 12h às 19h (horários de acordo com o atual Decreto Estadual), e se localiza no Piso L1.

Postagens relacionadas

Tamanho do texto