O que fazer em Fortaleza: guia completo para aproveitar o melhor da cidade

 O que fazer em Fortaleza: guia completo para aproveitar o melhor da cidade

A capital cearense está entre as cinco cidades mais procuradas do Brasil para viajar nas férias de julho, aponta a travel tech MaxMilhas

Quinta maior cidade do Brasil, com mais de 2,6 milhões de habitantes, Fortaleza é um dos destinos no Nordeste mais procurados pelos turistas brasileiros. Segundo dados da MaxMilhas, travel tech que vem revolucionando o mercado de viagens, a capital do Ceará está entre as cinco cidades mais procuradas do Brasil para viajar nas férias de julho.

Com temperatura média anual na margem de 27 graus Celsius, a cidade não sofre muita variação climática neste período que é o mais frio do ano nas regiões Sul e Sudeste  

Sendo assim, Fortaleza é a opção perfeita para quem pretende descansar, se aproximar da natureza, viver aventuras em parques e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma rica culinária.

Se esse é o seu caso, veja os tópicos abaixo e saiba o que fazer para aproveitar ao máximo o melhor da cidade e desfrutar dos passeios com segurança durante a pandemia.

Curiosidades sobre Fortaleza

Fundada em 13 de abril de 1726, Fortaleza é uma cidade grande, repleta de belas praias e muita história para contar. Mas quem visita o município hoje, jamais imagina que ele ficava longe dos centros econômicos do Estado.

Distante dos principais sistemas hidrográficos, a cidade da então dependente capitania do Ceará encontrava-se à margem da atividade criatória e não despertava muitos interesses do Reino. O município só ganhou destaque no fim da década de 1790, com o declínio da pecuária, tornando-se uma capital.

Atualmente, a cidade conta com mais de 2,6 milhões de habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a quinta maior capital do país. 

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Fortaleza foi considerada, em 2019, a cidade do Nordeste que mais recebe visitantes estrangeiros. 

Melhor época do ano para visitar a cidade

Você sabe qual é a melhor época do ano para visitar Fortaleza? Na verdade, a cidade pode ser visitada durante o ano todo, pois calor e atrativos naturais, culturais e urbanos estão sempre presentes.

Mas é preciso saber que, no primeiro semestre do ano, geralmente chove e venta mais na capital cearense. De todo modo, é certo que o sol vai aparecer. Entre os meses de junho e agosto, por exemplo, as temperaturas mínimas ficam na média de 22ºC. Ou seja, a cidade faz calor até no inverno.

Outra informação importante é que, para viajar a Fortaleza no período entre novembro e fevereiro, é necessário planejar a viagem com bastante antecedência, pois a procura de turistas aumenta exponencialmente nessa época do ano.

Aproveitando os passeios com segurança durante a pandemia

O Brasil e o mundo enfrentam uma das mais graves pandemias da história. Embora a vacinação esteja avançando no país, é necessário adotar alguns cuidados antes e durante a viagem.

Um deles é pesquisar o status de funcionamento das atrações turísticas, uma vez que muitas delas têm sofrido restrições em razão do surto sanitário.

É importante acessar os sites do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza para buscar informações atualizadas sobre o funcionamento do turismo.

Outra dica essencial é procurar hotéis, parques, restaurantes, bares e outros espaços turísticos que respeitem as medidas sanitárias. 

Vale a pena verificar se esses locais possuem o selo do turismo responsável do Governo Federal ou se respeitam os protocolos de biossegurança e higienização dos ambientes.

Com esses cuidados, usando máscara e mantendo o distanciamento físico, você fica mais preparado para curtir as belezas de Fortaleza de forma segura.

Principais praias de Fortaleza

Praia do futuro

A 11 km do Centro da cidade, a Praia do Futuro é a mais famosa de Fortaleza. Ela ocupa aproximadamente 30% da orla de toda a capital do Estado, onde os turistas têm o privilégio de conferir uma paisagem paradisíaca composta por belas ondas, água limpa e uma extensa faixa de areia branca.

Além das belezas naturais, é possível se deliciar com as barracas ao longo de toda orla, que oferecem uma infraestrutura perfeita para relaxar e saborear boas comidas e bebidas. 

As barracas ainda contam com vestiários, chuveiros para os banhistas, e algumas ainda têm shows ao vivo, espaço kids, piscinas, salas de massagem e até salão de beleza.  

Localizada na região sudoeste da cidade, a Praia do Futuro é a que oferece melhores condições para banhistas e surfistas.

Praia de Iracema

Iracema é o nome da personagem principal da clássica obra de José de Alencar e nomeia uma das mais lindas praias de Fortaleza, terra natal do talentoso escritor. Trata-se de uma parada obrigatória para quem deseja “turistar” na capital cearense. 

Essa praia é a que fica mais próxima do Centro e é a que concentra o maior número de restaurantes, bares e casas noturnas. 

Além do mais, as águas da Praia de Iracema oferecem um espetacular cenário nos fins de tarde, com o pôr do sol.

Praia de Mucuripe

Conhecida como a praia das jangadas, a Praia de Mucuripe oferta diferentes atrações aos visitantes, como o Museu do Farol e as grandes frotas de jangadas com velas coloridas.

É também nessa praia que está o famoso Mercado dos Peixes, onde é possível encontrar frutos do mar frescos, como peixe, lula, lagosta, camarão, entre outros alimentos. 

E lá mesmo, no Mercado dos Peixes, os turistas também encontram diversos quiosques que preparam os frutos do mar recém comprados por um preço bem acessível. 

O passeio é uma ótima opção para se deliciar com a gastronomia local de forma barata e com uma vista espetacular para o mar do Mucuripe.

Beira-Mar (Praia de Meireles)

Situada entre as praias de Iracema e Mucuripe, a Praia de Meireles fica na Avenida Beira-Mar, onde há excelentes opções de hospedagem em hotéis de muita qualidade.

Essa praia é uma das mais procuradas para atividades de lazer, como caminhada, corrida e passeios. Ela abriga restaurantes com cardápios nacionais e estrangeiros.

Passeios na região urbana

Orla de Fortaleza

Na região Central da cidade, a orla é formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, todas na Avenida Beira-Mar, que tem 3 quilômetros de extensão. 

No local, além de se encantar com as belas vistas das águas, é possível conhecer e apreciar a gastronomia da cidade, bem como a cultura e as tradições do município, como a Feirinha de Artesanato.

Feira de Artesanato

Inclusive, a Feira de Artesanato da Avenida Beira-Mar é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Com mais de 26 anos de existência, a atração oferece uma grande e diversificada variedade de produtos.

Lá é possível encontrar alimentos (como doces, castanhas e rapaduras), artesanato em geral, cachaça e artigos para decoração de todos os tipos e para todos os gostos.

A feirinha funciona todos os dias, a partir das 17 horas, e comercializa também roupas masculinas, femininas e infantis, além de diversos acessórios, crochê, renda de biro, pinturas em gel, entre outros.

Theatro José de Alencar

Fortaleza não é só praia. Quem aprecia cultura e história não pode passar pela capital cearense sem conhecer o Theatro José de Alencar, no Centro. 

O teatro é uma das principais atrações da cidade, não só por sua história de mais de 100 anos e beleza arquitetônica, mas principalmente por ser uma referência artística e um espaço de pesquisa, formação e produção de arte.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Um centro de cultura e lazer, destino ideal para quem gosta de arte. Esse é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. 

O local fica em um prédio com uma bela arquitetura e oferece programações recheadas de apresentações culturais, como música, exposições, teatro e cinema. As atrações podem ser conferidas no site do espaço. 

Mas o Dragão do Mar vai muito além de um espaço cultural. Por lá mesmo e nas imediações você tem acesso a restaurantes, café e bares de muita qualidade. 

Além disso, o entorno do local é recheado de casas noturnas que deixam as noites de Fortaleza bem mais interessantes.

Mercado Central

Localizado no coração de Fortaleza, o Mercado Central é um grande espaço que abriga diversos comerciantes. Quem deseja comprar presentes e produtos de artesanato vai encontrar muitas opções por lá.

Catedral de Fortaleza e Museu do Ceará

Ainda no Centro da cidade, os turistas têm a chance de economizar tempo e conhecer espaços históricos que ficam perto uns dos outros. Um exemplo é a Catedral de Fortaleza e o Museu do Ceará, que retratam um pouco da tradição e da história do município.

Belezas naturais e passeios alternativos

Parque Estadual do Cocó

Maior parque natural em área urbana das regiões Norte e Nordeste do Brasil, além do quarto da América Latina, o Parque Estadual do Cocó tem mais de 2 km de trilhas e é ideal para a prática esportiva no meio da natureza. A área é também o maior fragmento verde de Fortaleza.

Além disso, a extensão do parque contempla 15 bairros da capital cearense e a entrada precisa ser agendada. É o programa perfeito para famílias, que podem fazer piqueniques, passeio de barco e bicicleta.

O parque também conta com trilhas guiadas e oferece cenários perfeitos para atividades de relaxamento, como ioga.  

Beach Park

Localizado no Porto das Dunas, o Beach Park é o maior parque aquático do Brasil e oferece várias atrações aos visitantes, como brinquedos com muita adrenalina, toboáguas e piscinas para todos os tipos e gostos. O local fica no município de Aquiraz, ao lado de Fortaleza. 

Museu da Cachaça

Outra atração que está entre as principais do Estado do Ceará é o Museu da Cachaça. Situado no município de Maranguape, na região metropolitana, o espaço relata a história da aguardente no mercado brasileiro, por meio de um rico acervo. 

Na parte externa do museu, os turistas ainda podem conferir o maior tonel de madeira do planeta. A estrutura tem capacidade para abrigar 374 mil litros, quantidade registrada no Guiness Book.

Passeios perto de Fortaleza 

Como se pode notar, a capital cearense, que apresenta muitas belezas naturais e atrações culturais, também é porta de entrada para outros destinos turísticos que podem ser feitos no modelo “bate-volta”.

Um deles é a Praia de Morro Branco, a cerca de 90 km de Fortaleza e uma das mais lindas do litoral do Estado do Ceará. Outro passeio interessante é a Praia de Lagoinha, que fica a 107 km da capital. Com lagoas e dunas, é também uma das mais bonitas praias cearenses.

Esses são alguns destinos que compõem o guia completo de Fortaleza para você curtir em pleno inverno brasileiro, fugindo do frio que se instala nas regiões Sul e Sudeste do país.

E lembre-se: antes de viajar, é necessário buscar informações sobre o funcionamento dos hotéis, restaurantes e espaços turísticos durante a pandemia. Os passeios e atrações podem sofrer restrições.

Além disso, é importante sempre usar máscara, higienizar as mãos com frequência, manter o distanciamento físico e evitar aglomerações para fazer um turismo seguro e responsável.

Postagens relacionadas

Font Resize