Mais que um show, a artista Luana Florentino apresenta um espetáculo de encanto, força e poesia com sua obra “RIO dançar o mundo”, que 8 faixas autorais trazendo referências musicais dos folguedos, danças populares, reisados, maracatu e matrizes africanas, e demais elementos da sua ancestralidade e formação política-artística. O show foi fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.
No formato presencial, o espetáculo musical será apresentado no Teatro Dragão do Mar, sexta (11), às 19h30. A capacidade máxima será de 250 pessoas (respeitando todos os protocolos da Covid-19) e contará com acessibilidade em LIBRAS. O ingresso pode ser adquirido exclusivamente por meio do site da plataforma Sympla, a partir das 15h desta quinta (10), até o limite disponível.
No dia seguinte, a apresentação no formato virtual ganha exibição na televisão (TV Diário) e no youtube/TVDD, sábado, dia 12, às 21h45 dentro do Festival Aralume, em parceria com a Casa de Vovó Dedé, instituição sóciocultural localizada na Barra do Ceará.
RIO é feito por muitas mãos e esforços da artista para conseguir viabilizar o projeto. Rifas, sorteios, lives, vendas de cordéis, foram algumas movimentações para financiar parte do álbum que já se encontra em todas as plataformas digitais. Mesmo criado em meio uma pandemia, mas com muita colaboração e criatividade, a artista convidou profissionais de peso para o projeto. Tudo isso resultou em um trabalho poético, com novas roupagens para o baião, forró, xote, com pitadas de rock, de reggae, e outros ritmos urbanos e contemporâneos.
Luana Florentino mostra ao público um trabalho rico em misturas, forte, com teor crítico político-social, mas leve ao mesmo tempo com várias nuances e referências, desde o sertanejo até o clássico, entregando um protagonismo da mulher de forma valente e doce, plurais, sem estereótipos. Definitivamente, o Sertão-Realeza é carregado de memórias, raízes e identidade, sendo a expressão que melhor define RIO Dançar o Mundo, com uma mulher trabalhadora da arte no centro do palco.
Por isso, reverenciando a figura e a trajetória de mulheres compositoras e intérpretes, no repertório encontramos músicas de Marinês, rainha do xaxado e de Marienne de Castro. Em Abril, a artista circulará com o show na região do Cariri (Juazeiro e Nova Olinda), e promoverá atividades sociais oferecendo oficinas de educação popular, corporeidades, batuques e outros ritmos para a comunidade interessada.
SERVIÇO:
Show RIO Dançar o Mundo, de Luana Florentino (presencial)
Dia 11/03, sexta-feira
No Teatro do Centro Dragão do Mar
Às 19h30
Ingressos: Serão liberados dois ingressos por CPF. O acesso ao espetáculo será permitido exclusivamente mediante apresentação do código emitido pela Sympla e apresentação do passaporte vacinal acompanhado de documento de identificação e uso de máscara. Os ingressos serão válidos até 10 minutos antes do início do espetáculo. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo, às 19h30