Na tarde desta sexta-feira (7/1), uma equipe do Beach Park foi acionada pelo Instituto Verdeluz e ONG Aquasis para resgatar uma tartaruga-verde na praia do Porto das Dunas, a cerca de 3km do parque aquático. O animal estava encalhado e foi avistado por um grupo da Associação Ecológica dos Bugueiros (AEBA), de Aquiraz, que ajudou a equipe a trazer o animal até a base da gestão ambiental do Beach Park.
Todos os hotéis do Beach Park contam com equipe treinada para o manejo da fauna marinha, incluindo tartarugas e mamíferos – e o complexo é sempre acionado pelas ONGs quando encalhes assim acontecem nas imediações do Porto das Dunas, de acordo com a gerente de Sustentabilidade do Beach Park, Raissa Bisol.
“Estamos mantendo o animal hidratado até a chegada da equipe do Instituto Verdeluz, composta pela oceanógrafa Débora Melo e o graduando em Veterinária Rodrigo Castro, que vieram para o primeiro atendimento, a fim de avaliar e estabilizar o animal até a chegada dos veterinários da ONG Cetáceos da Costa Branca, do Rio Grande do Norte, que deve acontecer até o dia 8 de janeiro. A carapuça da tartaruga resgatada tem 77 cm de comprimento e 70 cm de largura da carapaça e o Instituto avalia o animal está em fase juvenil e em boas condições de saúde para ser transportado até o outro estado”, diz Raissa.
A tartaruga-verde ou tartaruga-aruanã (Chelonia mydas) é uma espécie ameaçada de extinção, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e é comum ser encontradas nas zonas de águas tropicais dos oceanos Atlântico e Pacífico. Seu nome se deve à coloração esverdeada da sua gordura corporal e seu corpo pode alcançar até 143 cm de comprimento e 230kg.