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Por que precisamos aprender a vender?

Independente do que faça, como ser humano, você tem relação com outras pessoas e precisa argumentar e tomar decisões, detalhes que fazem parte do processo de venda

Talvez você diga que não trabalha com vendas. Sua profissão, paixão, propósito, o que você gosta de aprender e executar, já está bem definido e você sabe que vendas não é sua praia. A verdade é que, mesmo que você seja designer, desenvolvedor ou desempenhe qualquer outra atividade que não esteja relacionada diretamente ao universo de vendas, você precisa saber vender seu produto/serviço e se vender também.

O princípio para essa conclusão é simples: todos nós vendemos algo. Afinal, ninguém irá contratar alguém ou um serviço sem que haja um convencimento prévio. Esse é um trabalho que é desempenhado por todas as pessoas que estão envolvidas naquela relação de troca. Ou seja, mesmo sem perceber, você estará envolvido em uma venda de algo ou alguém.

O empreendedor Claudio Castro iniciou no mundo dos negócios muito cedo e na área de vendas. “Comecei com produtos de tecnologia, mas aprendi que vender é muito mais que oferecer um produto ou serviço. A venda, em si, está implícita no nosso dia a dia. Nós sempre precisamos persuadir, influenciar e convencer os outros e isso é parte do processo de vendas. Diariamente, nós podemos e precisamos vender ideias, produtos, serviços e tantas outras coisas”, explica.

É comum ouvir que há perfis específicos para ser um vendedor de sucesso e que o processo de comercialização é favorecido para aqueles que tem um perfil mais extrovertido. Mas, se todos precisamos vender algo, quais são as chaves para ser um vendedor de sucesso?

“Essa competência não tem a ver com ser comunicativo ou não. Para ser um bom vendedor é preciso saber escutar, saber a hora de ficar em silêncio, de ser estratégico e de entender o momento ideal para propor a venda. Só assim uma venda tem sucesso”,

Cláudio Castro

Cláudio também conta que existe sim uma estratégia geral para a conclusão da venda. “O processo de venda ideal sempre é aquele em que todos saem ganhando. É claro que os lados precisam sempre ceder para que cheguem a um denominador comum. Se isso acontece, o ciclo da venda é concluído com perfeição. Na entrevista de emprego, por exemplo, um lado precisa ceder em relação ao salário, o outro em relação aos benefícios. Isso mostra que o processo não é diferente em nenhum outro ambiente”, finaliza.

Currículo:

Claudio Castro é empreendedor, investidor anjo e sócio de diversas empresas nos segmentos de educação e tecnologia, entre elas, a Pitang Agile IT e a Ensinar Tecnologia.

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