MDF x MDP: Entenda a importância da escolha da madeira na fabricação dos móveis

 MDF x MDP: Entenda a importância da escolha da madeira na fabricação dos móveis

No momento de comprar um móvel para a sua casa, diversos fatores devem ser levados em consideração para a escolha do melhor material, como funcionalidade e custo-benefício. No setor de projetados, duas siglas conhecidas ainda podem ser motivo de dúvidas, MDF ou MDP, qual o melhor tipo de material? 

O MDP é um painel de partículas de média densidade, formado a partir de pedaços de madeira e que possui três camadas em sua composição, duas externas mais finas e uma interna mais grossa, divisão que permite fatores como estabilidade, isolamento acústico e resistência contra deformações. O painel de MDP é ideal para móveis retilíneos, que não precisam de resistência mecânica, como mesas, estantes, balcões e armários. 

Já o MDF, é o tipo de material mais utilizado na fabricação de móveis, formado a partir de madeira de eucalipto,e que possui mais resistência e uniformidade. Devido às suas fibras, o MDF também permite maior manuseio com pinturas, colagem de lâminas, vernizes, sendo indicado e bastante explorado na criação de peças de diferentes formatos na construção de ambientes projetados. 

A arquiteta e especificadora da Floraplac, Stefanny Costa, explica as vantagens econômicas e sustentáveis dos materiais: “por utilizarem madeira de área de reflorestamento, com processos ambientais corretos, ambas madeiras se tornam produtos ecológicos, com menores impactos ao meio ambiente, além de economicamente viáveis e sustentáveis à sociedade. Ou seja, a escolha entre MDF e MDP varia apenas para o tipo de aplicação desejada, já que os dois modelos são decisões acertadas”, define.

A profissional destaca ainda os padrões decorativos da marca, que promove mais diversidade na escolha dos móveis, “A Floraplac possui 49 tipos de padrões em sua cartela, reunindo as principais tendências da arquitetura e design, em destaque a coleção Raízes, com doze novos padrões que abre um leque de possibilidades na hora da decoração do seu ambiente personalizado”, finaliza.

Para maiores informações sobre MDF, MDP, e outros tipos de cuidados com cada material, basta conferir os vídeos da série Floralab no Youtube

Postagens relacionadas

Font Resize