Crossfit – Ortopedistas alertam sobre cuidados para evitar lesões

 Crossfit – Ortopedistas alertam sobre cuidados para evitar lesões

Os praticantes iniciantes podem sofrer sobrecargas, principalmente, nos ombros, na coluna, no quadril e nos joelhos. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) alerta para os riscos da prática e sem a supervisão de um profissional qualificado

A busca por resultados físicos rápidos tem levado muitas pessoas a praticarem o famoso Crossfit. Hoje, o Ceará tem 37 boxes filiados. A modalidade trabalha o corpo inteiro  com exercícios complexos e é uma alternativa dinâmica aos treinos convencionais das academias. No entanto, devido aos treinos intensos e motivadores com objetivo na superação  a cada treino, os adeptos da prática precisam ter cautela para evitar lesões ósseas, principalmente nas articulações. 

Essas lesões fazem com que muitas pessoas tenham receio de iniciar a prática. No entanto, o risco de se machucar com o Crossfit é tão comum quanto o risco em outras modalidades que envolvem técnica apurada, variação de movimento e velocidade. O futebol, o basquete e os esportes de contato como as lutas, são alguns exemplos. 

Controle

O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) – Regional Ceará, alerta que controlar a intensidade dos pesos, a complexidade dos movimentos e a carga dos exercícios é muito importante. No entanto, destaca também a necessidade das pessoas buscarem boxes autorizados que ofereçam acompanhamento de um profissional qualificado ativo, que fique sempre por perto corrigindo os movimentos.

“Os praticantes iniciantes e sem a supervisão de um professor podem sofrer sobrecargas, principalmente, nos ombros, na coluna, no quadril e nos joelhos. Portanto, o indicado sempre é realizar essa atividade com orientação de profissionais capacitados que realizam uma avaliação física e adaptam os exercícios a vários fatores, como a idade e ao nível de condicionamento físico do praticante”, alerta o ortopedista.

Postagens relacionadas

Font Resize