Conheça os benefícios da aromaterapia para a imunidade

A utilização de plantas como remédio naturais é milenar, porém tem recebido maior atenção científica nos últimos anos, especialmente pela implantação da Política Nacional de Plantas Medicinais e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Entre essas práticas complementares, inclui-se a aromaterapia.

Com os aromas dos óleos essenciais obtemos inúmeros benefícios terapêuticos, como por exemplo bem-estar físico e psicológico, auxilio no tratamento de doenças e morbidades diversas como alergias e inflamação. Além de tudo isso ainda é possível equilibrar as defesas do organismo com o efeito imunomodulatório.

De acordo com estudo realizado na Universidade Federal de Uberlândia, evidências apontam que os óleos essenciais podem agir na regulação de citocinas pró-inflamatórias, indução de marcadores anti-inflamatórios, imunoglobulinas e outras vias.

Os óleos essenciais, tem um resultado significativo no aumento da imunidade, pois eles tratam muitas doenças causadoras da baixa imunidade como estresse, insônia, depressão e doenças de pele. Além de muitos óleos essenciais serem fungicidas, anticépticos, tônicos, relaxantes e sedativos como a lavanda, o limão e a melaleuca.

Segundo a Dra. Felícia Sarrassini, nutricionista e aromaterapeuta, muitos estudos já foram realizados com os óleos essenciais que confirmam a relação do uso de alguns produtos específicos com a melhora da imunidade, mas é importante o acompanhamento de um especialista para uma melhor eficácia e garantia de uso seguro.

Total
0
Shares
Related Posts