ATUAÇÃO DO PRODUTOR CULTURAL É TEMA DE ENCONTRO ONLINE

 ATUAÇÃO DO PRODUTOR CULTURAL É TEMA DE ENCONTRO ONLINE

A cultura é um potente transformador social e econômico. Para que ela continue em movimento a figura de um profissional é relevante, o produtor cultural. Sua atuação no cenário atual e demais questões que norteiam este setor da economia criativa, serão temas abordados, entre os dias 16 e 18 de janeiro, das 16h às 18h, no 1º Encontro de Produtores Culturais: UNIVERSOS CRIATIVOS. Nesta primeira edição, o encontro será de vivências e memórias, trazendo diálogos potentes com convidados especiais, nomes com grande atuação e experiência dentro e fora do Ceará. O evento é online e será transmitido ao vivo no canal do YouTube do projeto A Casa é Sua.  A participação é totalmente gratuita.

Na programação, distribuída em seis encontros temáticos, serão discutidas e analisadas as mudanças, gestão de processos, produtos e o pensar sobre os bens culturais brasileiros, assim como sua circulação e o fomento dentro da cadeia produtiva.


1º Encontro de Produtores Culturais: UNIVERSOS CRIATIVOS é idealizado pela A Casa É Sua – Casa de Produção, representados pelo sociólogo Juliano Smith, pela socióloga e pesquisadora Andrea Vasconcelos e pelo advogado Paulo Maranhão, todos produtores culturais e participantes ativos do Fórum de Produtores Culturais do Ceará. “Esse projeto é resultado de muitos diálogos nas instâncias de participação popular do campo cultural, sejam conselhos, fóruns e outros coletivos”, pontua os organizadores. Este projeto é fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, e tem como apoio o Fórum de Produtores Culturais do Ceará.

Programação

Dia 16 de janeiro de 2021

Horário: 16h às 17h

Encontro 1- Memórias do Fórum de Produtores Culturais do Ceará

Mediação: Isabel Silvino

Convidadas: Valéria Cordeiro, Rachel Gadelha

Diálogo proposto: sobre a formação do fórum, cenário e contextualização, como nasceu o fórum, bastidores da organização do segmento.

Horário: 17h às 18h

Encontro 2- Transversalidades: Linguagens artísticas e organização social

Mediação: Andrea Vasconcelos

Convidados: Raimundo Moreira, Klebson Alberto

Diálogo proposto: sobre a atuação dos trabalhadores da cultura no Ceará, sua organização política, a divisão em fóruns de linguagens.

Dia 17 de janeiro de 2021

Horário: 16h às 17h

Encontro 3- Mulheres e produção cultural no Ceará

Mediação: Nádia Souza

Convidadas: Cristine Pires, Glícia Gadelha

Diálogo proposto: sobre o papel da mulher na cena da produção cultural cearense, assédios, relatos, redes de cuidado e proteção.

Horário: 17h às 18h

Encontro 4 – Direitos Culturais e regulamentação da profissão: sonho ou realidade?

Mediação: Paulo Maranhão

Convidados: Cecília Rabello, Vitor Studart

Diálogo proposto: sobre regulamentação da profissão, o que temos e o que pode ser feito e quais caminhos jurídicos.

Dia  18 de janeiro de 2021

Horário: 16h às 17h

Encontro 5 – Fóruns Estaduais: como os produtores culturais se organizam dentro e fora do Ceará

Mediação: Juliano Smith

Convidadas: Aryane Sanches, Dany Nazareno, Chris Ramirez, Andrea Vasconcelos

Diálogo proposto: diálogo sobre a cena da produção cultural dentro e fora do Ceará, setor cultural em tempos de pandemia e a Lei Aldir Blanc.

Horário: 17h às 18h

Encontro 6 – Economia criativa e financiamento para cultura

Mediação: Paula Silveira

Convidados: Luís Sabadia, Laize Fracalossi

Diálogo proposto: sobre o cenário da Economia Criativa no Ceará e novos caminhos para sustentabilidade do setor cultural.

Informações:

@casaesuapodechegar

https://linktr.ee/casaesua

Postagens relacionadas

Font Resize