Área de chocolateria cresce e abre leque de oportunidades para profissionais

 Área de chocolateria cresce e abre leque de oportunidades para profissionais

Em virtude da pandemia causada pela Covid-19, muitas áreas ascenderam no último ano, e uma delas foi a Chocolateria. O número de empreendedores no ramo de chocolate teve um acréscimo significativo no Brasil. Estima-se que, em 2021, o aumento de profissionais desse segmento tenha crescido cerca de 20%, segundo dados do relatório executivo Global Entrepreneurship (GEM). Ingrediente querido pelos brasileiros, o chocolate, inclusive, ganhou uma data a ser celebrada: 7 de julho, Dia Mundial do Chocolate.

Diante do desemprego, muitas pessoas viram um escape no chocolate para sair desse cenário negativo. Entretanto, os que enxergaram na crise a possibilidade de investir em outros negócios para sobreviver, seja por meio da produção de brownie, brigadeiro, bombons ou trufas, querem agora se especializar. “O cenário positivo de vagas de trabalho vai se intensificar para a área de chocolateria, principalmente para quem investe em técnica, método e conhecimento. Não é uma especialização fácil, mas a valorização vem, e o profissional que investe nisso não fica sem trabalhar”, pontua Vivian Teixeira, professora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Fametro (Unifametro).

Para a docente, os profissionais da gastronomia têm preocupações que vão além do custo, atualmente. “Eles começaram a se preocupar ainda mais com a procedência do chocolate. De onde ele veio, se é saudável, se tem gordura hidrogenada, entre outros. Nós percebemos que houve uma procura por produtos de qualidades, tornando o chocolate valorizado”, afirma Vivian.

Para quem quer entrar na área, é necessário se especializar. Ou seja, buscar conhecimento e cursos, pois esse é o diferencial. “Logo, esse profissional estará apto para ter o seu próprio negócio, atuar em indústrias, em hotéis, restaurantes, padarias, trabalhar como Personal Chef, além de ser docente ou prestar consultorias”, finaliza a professora da Unifametro.

Sobre o curso de Gastronomia da Unifametro

O curso de Gastronomia da Unifametro possui um grande diferencial: a grade curricular, uma vez que o aluno tem as disciplinas de confeitaria básica, avançada, autoral, regional e ainda de chocolateria. Além disso, o Centro Universitário oferece pós-graduação em Pâtisserie e Boulangerie. Com uma formação integral e abordagem atual, o objetivo do curso é qualificar profissionais em sintonia com as inovações no setor gastronômico por meio de um quadro de professores qualificados e que atuam no mercado de trabalho.

O curso de Gastronomia conta com cozinha pedagógica, cozinha de panificação e confeitaria, cozinha para aulas expositivas, sala de eventos, laboratório de análise sensorial e laboratório de informática. A Unifametro ainda possui parcerias com restaurantes e hotéis para o desenvolvimento de estágios e de atividades extracurriculares.

Postagens relacionadas

Font Resize