Dark Mode Light Mode

Agência anacouto renova identidade da PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), uma das principais instituições de ensino do Brasil, acaba de fazer seu rebranding em parceria com a anacouto, maior referência em branding no país. A agência criou estratégia, com novo posicionamento e propósito, além de uma nova identidade visual e verbal para a universidade, onde Ana Couto, CEO e uma das líderes do projeto, se formou em design em 1987.

Cada elemento da nova identidade foi pensado para trazer mais modernidade à marca, mas respeitando a história da universidade, fundada em 1941. O escudo da universidade, alterado em 2022 com aprovação da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Vaticano, não foi modificado, e serviu de inspiração para o rebranding. O novo universo visual da PUC-Rio foi criado inspirado nas “asas” e na inscrição “Alis Graves Nil” (Com asas, nada é pesado), ambas presentes no brasão da PUC-Rio. A partir do movimento simétrico e arqueado do listel, onde está escrito o lema, foram desenvolvidos grafismos que lembram asas e um movimento de voo. 

“O rebranding da PUC-Rio é mais do que uma atualização visual; é um resgate da sua essência com um olhar para o futuro. Convergimos forças para fortalecer a identidade e o propósito da universidade”, afirma Ana Couto, nome por trás de marcas como CBF, Raízen, Cosan, Natura, iFood e Brastemp.

Anúncio

A nova paleta de cores combina os tons reinterpretados do escudo com as cores dos quatro centros estudantis – Centro de Ciências Sociais, Centro Técnico Científico, Centro de Teologia e Ciências Humanas, e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – e suas respectivas faixas das formaturas. O resultado foi uma paleta diversificada e com cores vibrantes, usada em elementos de comunicação e redes sociais.

Nos últimos anos, o número de matrículas nas instituições brasileiras de ensino superior tem diminuído. Reconhecendo essa mudança no mercado, a PUC-Rio embarcou em um processo de resgate e ressignificação de suas fortalezas, com o objetivo de respeitar seu legado, reforçar seu caráter comunitário e filantrópico, e estabelecer um diálogo mais profundo com a cidade do Rio de Janeiro. Assim, para a identidade verbal, Ana Couto evidenciou o propósito da universidade: “Acolher pessoas, expandir saberes, voar mais alto”. 

Previous Post

Maior evento de moda autoral, DFB Festival inicia nesta quarta (24)

Next Post

Reserva lança coleção inspirada no legado de Ayrton Senna 

Anúncio