A Unimed Fortaleza tem realizado um trabalho relevante para a sociedade, com o propósito cuidar com excelência da saúde das pessoas e, como reconhecimento, a Unimed despontou como a marca mais lembrada no Ceará, de acordo com a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2021-2022, realizada pela Fundação Demócrito Rocha e o Grupo O Povo de Comunicação. A iniciativa tem como objetivo mapear as marcas que são referências para o público.
Em levantamento realizado no período de 5 a 12 de maio de 2021, a Unimed Fortaleza foi a marca mais lembrada por 44,4% dos entrevistados na categoria plano de saúde. Em relação a categoria da classe AB, o percentual foi ainda maior, sendo mencionada por 60,2% dos participantes. Na última edição da pesquisa, realizada em 2020, a Unimed Fortaleza também ficou em primeiro, sendo lembrada por 43,2% dos entrevistados.
A Unimed foi mencionada em todas as categorias de saúde da pesquisa. “Ser a primeira marca lembrada em uma determinada categoria de produtos requer grandes esforços de comunicação e marketing, mas também de todas as áreas de uma organização. Uma marca não é apenas um logo, é mais do que um produto ou serviço, vai além da comunicação. Marcas são experiências construídas junto às pessoas e refletem uma forma única de se relacionar e se expressar. Revelam a cultura e o jeito de ser da empresa, um conjunto de estratégias, valores e atributos tangíveis e intangíveis”, comenta a Gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Fortaleza, Mariana Matos.
A principal referência para medição da força das marcas no Ceará é a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Todos os anos, o Anuário contrata o instituto paulista para ir às ruas e ouvir os cearenses sobre a primeira marca que lhes vem à cabeça. Desde o ano passado, em função da pandemia, a pergunta é feita por telefone. A pesquisa é realizada desde 2002.